Ficha Técnica:
Realização: Carlos Eduardo Viana
Câmara: Daniel Novo e Ricardo Geraldes
Som directo: Alexandre Martins
Montagem: António Soares
Produção: Ao Norte - Oficina da Imagem
Produção executiva: Rui Ramos
Formato: DV CAM

(2006)

"O fole, cujo processo de fabrico aqui se documenta, é um objecto que, apesar de hoje ser quase desconhecido, foi peça comum do quotidiano rural de São Lourenço da Montaria.

A sua função era a de recipiente para o transporte de cereal, da casa para o moinho sob a forma de grão, regressando depois já como farinha, pronto para ser consumido.

Este objecto integra uma economia rural de autosuficiência, em que a aquisição de bens de consumo fora da unidade familiar praticamente não tinha significado.

Assim, nos momentos festivos, em que o cabrito entrava nas ementas melhoradas, o abate dos animais era feito com cuidados especiais para que a pele pudesse ser sujeita a um tratamento que permitia o seu uso como "saco".

A aquisição de um fole para o Museu do Traje de Viana do Castelo (no âmbito da investigação molinológica que o núcleo dos moinhos da Montaria proporciona) foi o pretexto para o registo do processo -- com os seus saberes e gestos específicos -- que, apesar de se ter repetido inúmeras vezes ao longo dos tempos, corria o risco de se perder irremediavelmente."