Ficha Técnica:
Realização: Carlos Eduardo Viana
Produção executiva: Rui Ramos
Direção financeira: António Passos
Câmara: Nuno Cristino Ribeiro
Som direto: Carlos Portela
Montagem: António Soares

(2012)
"Registo do processo de fabrico do coração barroco (ou coração estampado), uma peça do ouro popular português.
Oficina Fernando Martins Pereira & Ca.Lda; São Cosme, Gondomar.
Igualmente conhecido por coração estampado. Ocos e lavrados, são peças bojudas, produzidas em chapa muito fina. Geralmente decorados por toda a superfície, podem exibir, ao centro, uma cartela lisa, igualmente em forma de coração. Os motivos decorativos que o ornamentam são essencialmente vegetalistas, assemelhando-se aos brincos e arrecadas da mesma família. Podem apresentar os dois lados iguais ou cada chapa de metal que os forma pode ser trabalhada com matrizes distintas, o que proporciona uma peça diferente dependendo do lado que é exposto. O seu tamanho varia entre os três e os doze centímetros de altura.A simbologia do coração, dentro da ourivesaria popular, alterou-se com o tempo. Inicialmente, no século XIX, seria conotado com o amor divino pela sua ligação ao culto do Sagrado Coração de Jesus e ao Sagrado Coração de Maria. Posteriormente, foi relacionado com o amor profano, simbolizando a ligação entre um homem e uma mulher. Nesse sentido, refere Luís Chaves que "o coração da ourivesaria portuguesa contém um misto complicado de jóia, que o é materialmente, de símbolo de amor e de amuleto fixativo do mesmo sentimento.
Rosa Maria dos Santos Mota, 2001, Glossário do Uso do Ouro no Norte de Portugal, Universidade Católica Editora, Porto."