Memoria Imaterial CRL
Instituto de Estudos de Literatura e Tradição - patrimónios, artes e culturas

M E M O R I A M E D I A

e-Museu do Património Cultural Imaterial

Cadernos de dança do Alentejo

CDA-obra integral   A Notebook of Dances  

 

A vocação do projecto Arquivo das Danças do Alentejo é comunicar e criar pontes, laços entre os saberes e as pessoas. O olhar que se pretende é sensível à poesia no outro, à humanidade que existe no gesto da arte popular e também ao papel estruturante que as práticas tradicionais têm no indivíduo e na comunidade.

Neste projecto, fizemos parceria com uma equipa de colaboradores vindos de outras entidades – o IELT, Instituto de Estudos de Literatura Tradicional, e a Olaria Projetos de Arte e Educação –, no intuito de gerar os melhores frutos para o diálogo e a prática sobre o repertório de danças do Alentejo.

 

The project Arquivo das Danças do Alentejo (Archive of the Dances from Alentejo) has a main vocation which is to communicate and build bridges and bonds between knowledge and people. The look we intend to give is sensitive to the poetry in others and sensitive to the humanity that exists in the gesture of the popular art and also in the structuring role that the traditional practices play in the individual and in the community.

In this project we partnered with a team of collaborators from other entities such as IELT (Traditional Literature Studies Institute) and Olaria Projetos de Arte e Educação (Olaria Art and Education Projects) in order to generate the best fruits for the dialogue and the practice over the repertoire of dances from Alentejo.

 

O Caderno de Danças do Alentejo, Vol.01 é a primeira publicação do projeto, editada em Outubro de 2010, coordenada por Domingos Morais (IELT – Instituto de Estudos de Literatura Tradicional da Universidade Nova de Lisboa) e Lia Marchi (Olaria Projetos de Arte e Educação).

Nesta página encontram-se listados os endereços com registos audiovisuais das danças descritas no Caderno, nos capítulos Bailes cantados e Valsas mandadas.

Os videogramas possibilitam ao leitor uma visualização da execução das danças e estão divididos em duas categorias:

Registos de consulta – filmes realizados no ano de 2010 no âmbito do Projeto Arquivo das Danças do Alentejo.

Outras fontes – filmes publicados na Internet por vários autores que permitiram a utilização dos mesmos para exemplificar as peças destes repertórios.

No intuito de facilitar a consulta, as danças referidas no Caderno de Danças do Alentejo Vol. 01 estão organizados pela ordem em que aparecem na obra com indicação da página respectiva.

apoios Caderno

DESCARREGAR O LIVRO

PCI Livro

PATRIMÓNIO CULTURAL IMATERIAL
MEMORIAMEDIA e-Museu - métodos, técnicas e práticas

+ MEMORIAMEDIA