Memoria Imaterial CRL
Instituto de Estudos de Literatura e Tradição - patrimónios, artes e culturas

M E M O R I A M E D I A

e-Museu do Património Cultural Imaterial

Arquivo Domingos Morais

201 músicas populares portuguesas em mp3, para partilha livre

directoria com os mp3 originais

Catálogo geral - informação completa acerca de cada fonograma

informação contida nos CDs

ligar a site original - Alfarrábio, Universidade do Minho

 

Alfarrábio - Universidade do Minho
Estes ficheiros estão alojados e podem ser acedidos directamente a partir do site do projecto Alfarrábio, da Universidade do Minho.

 

História do projecto


Em Março e Abril de 1985, o Departamento de Música Popular da Westdeutscher Rundfunk de Colónia (Alemanha), uma instituição pública sem fins comerciais, que incluía na sua programação semanal cerca de 12 horas dedicadas a música étnica de todo o mundo, apoiou uma missão de recolha de música portuguesa em Trás os Montes e em Lisboa (incluíndo assim alguns grupos de música popular urbana e de emigrantes aqui residentes). O objectivo era gravar música e músicos que não tinham acesso a gravações de editoras comerciais para a realização de programas semanais de cerca de 50 minutos dedicados à música popular que se faz em Portugal.

A direcção científica do projecto foi assegurada por Domingos Morais, que selecionou as situações a documentar e a preparação das sessões de gravação com os participantes. Walburga Manemmann, da WDR de Köln, responsável pela programação daquela estação de rádio alemã, acompanhou a equipa técnica (que pela primeira vez gravou música popular portuguesa em suporte digital) e realizou posteriormente uma série de programas sobre Portugal. Uma cópia das gravações efectuadas foi oferecida ao Centro de Estudos de Etnologia, para consulta e divulgação, desde que sem fins comerciais.

© 2001 Domingos Morais & Alfarrábio

 

DESCARREGAR O LIVRO

PCI Livro

PATRIMÓNIO CULTURAL IMATERIAL
MEMORIAMEDIA e-Museu - métodos, técnicas e práticas

+ MEMORIAMEDIA