Memoria Imaterial CRL
Instituto de Estudos de Literatura e Tradição - patrimónios, artes e culturas

M E M O R I A M E D I A

e-Museu do Património Cultural Imaterial

Nota Biográfica de Carlos Lima

Foto Carlos Lima

"Filmar é para mim uma forma de conhecer e relacionar-me com os outros. Valorizo o acto de contar uma história, a imagem do corpo que fala, o olhar e a expressão de quem conta. Interessam-me as pessoas e utilizo o documentário como um momento de encontro, onde o tema são as pessoas e as vidas que podem viver."

É Licenciado em Sociologia e Pós-Graduado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação pelo ISCTE (Lisboa). Estudou Realização Cinematográfica na Escola de Cinema Darcy Ribeiro (Rio de Janeiro), onde teve aulas com professores como Walter Lima Júnior, Ruy Guerra, José Carlos Avellar e Fellipe Barbosa. Frequenta, actualmente, o Mestrado de Antropologia e Culturas Visuais na FCSH-UNL (2016/18).

Produziu e realizou a curta-metragem documental Zé Ninguém (2013), com o poeta popular José Miranda. Realizou a curta-metragem documental Aldeia Branca (2014), sobre a tradição de caiar, os fornos de cal e as aldeias brancas do Alentejo, uma produção ClubeSoda Filmes e co-produção Canal Futura (Brasil). Em 2015, seguiu-se a realização de um documentário, produzido pela PIMTAÍ e financiado pelo PRODER, com o apoio da Direção Regional de Cultura do Alentejo, sobre as marionetas alentejanas - Bonecos da Orada.

vimeo.com/carlosmlima