intervenção: Cristina Novo (Lab. Multimédia, Teatro da Trindade) - “Popular ID: Identidade visual popular portuguesa em remediação hipermédia”
evento: COLÓQUIO - CULTURA VISUAL URBANA E EXPRESSÕES DE ARTE POPULAR
data: 18 de Novembro de 2011
local: Porto, ISCAP, sala de leitura informal da Biblioteca
organização: Centro de Estudos Interculturais (CEI) do ISCAP, Instituto Politécnico do Porto
Laboratório de Antropologia Visual do CEMRI da Universidade Aberta
resumo:

Popular ID é uma aplicação hipermédia original que resultou do levantamento de elementos gráficos presentes em diferentes manifestações artísticas e materiais da arte popular portuguesa. Ao realçar a arte popular como uma prática criativa e não uma realidade estanque, demarca uma criação de estereótipos relacionados com o universo da etnografia e com a imutabilidade da tradição. O material

produzido constitui uma base de dados visual e interactiva onde as formas tradicionais de expressão artística estão disponíveis através de um reajustamento gráfico que as torne permeáveis às tendências estéticas e comunicacionais actuais, facilitando a sua disseminação e consumo por parte do público.

Mantendo todas as características reticulares de um ambiente interactivo e inserido nesta nova etapa de virtualização da linguagem e das comunicações promovida pelas tecnologias da informação, este projecto encena uma relação interdisciplinar entre as humanidades e a informática, na busca de um vocabulário comum que abra o conhecimento da nossa tradição em contextos de simulação. Para isso,

recorre-se ao algoritmo e à remediação, através da transposição de elementos gráficos presentes em média antigos para o computador - que promove na sua essência a convergência de todos os média.

Popular ID acarreta uma linguagem visual com dimensão histórica que, através do lúdico, acrescenta uma nova dimensão recreativa aos elementos gráficos presentes na arte popular portuguesa, recombinando-os e recriando-os.

O protótipo de Popular ID está disponível em: http://www.disturbnot.com/lab/popular_id e registado no IGAC - Inspecção geral das actividades culturais, com o número de registo: 3409/2009, processo nº: 3317/2009.