Memoria Imaterial CRL
Instituto de Estudos de Literatura e Tradição - patrimónios, artes e culturas

M E M O R I A M E D I A

e-Museu do Património Cultural Imaterial

João "Valintum" Farto

Valintum

Sinopse
Naufragou, caiu ao mar, sobreviveu ao grande ciclone e à perseguição do fascismo. Salvou embarcações perdidas e soltou presos do temido forte, valendo-lhe a valentia o salto para a França. Quando regressou, despediram-no porque não tinha partido.
Ti João "Valintum" Farto, mais que de Peniche é das Berlengas, lugar de patuscadas e folias, pescarias místicas, sustos e, para alguns, a ilha do fim.
Trágico com humor, Ti João canta fados e conta lendas, parafraseando as suas próprias aventuras enquanto se ri da morte.

Nota de intenções
"O meu avô, que nunca conheci, morreu ao largo das Berlengas com 36 anos. Talvez por morrer tão cedo mas, sem dúvida, por ser um excelente pescador, tornou-se um mito. A minha mãe sempre me contou a história do seu querido pai mas só quando comecei a ouvir os elogios dos outros pescadores percebi como se transformara nessa referência.
Numa altura em que a pesca, e tudo o que com ela se relaciona, está em risco de desaparecer, tento perceber quem são estes homens e mulheres do mar, como viveram e como vivem hoje. foi aí que começou o projecto Amigos de Peniche.
Ti João "Valintum" é sobrinho do meu avô Cristovão "Vianês" e, segundo o próprio, a cara chapada do tio, que era também um homem valente. Valintum, integra-se nesse projecto de documentário Amigos de Peniche, é um minidocumento que nos dá a ver um pouco do carácter e história dos heróis de todos os dias que foram e são os homens do mar."

Clara Games
Realizadora

Um documentário do projecto Amigos de Peniche
www.amigospeniche.blogspot.com

Com João "Valintum" Farto
Realização e montagem Clara Games
Som e pós-produção ru*mor*
Produção Liz Vahia
Assistência de produção Valdemar Costa

Agradecimentos
Manuela Farto
Lucília Januário Gonçalves Gomes
Restaurante Minhoto II

Com o apoio da junta de Freguesia de São Pedro, Peniche
 

 

PCI Livro

PATRIMÓNIO CULTURAL IMATERIAL
MEMORIAMEDIA e-Museu - métodos, técnicas e práticas

+ MEMORIAMEDIA