nome:
Georgino Moreira Rodrigues
  Assobio - 3
freguesia:
A-dos-Cunhados
concelho:
Torres Vedras
distrito: Lisboa
data de recolha: 02/2010
   
 
 

Inventário PCI

Os assobios

Torres Vedras

"Os assobios" - Sobre a importância do assobio no trabalho do campo e a forma de chamar os animais com diferentes assobios.

Georgino Rodrigues, Ano de nascimento 1948,A-dos-Cunhados, Torres Vedras, Registo 2010.

Assobios

Transcrição

Os assobios

 

No campo também se cantava. Cantava-se e assobiava-se. Ainda me lembro. Havia muita gente a assobiar no campo. Assobiava-se várias, porque já andava uma pessoa sozinha aqui, outra acolá… Às vezes até se desafiavam em assobio. Eu lembro-me ainda de um a assobiar acolá e um assim: espera lá que eu agora vou-te cantar esta, vou conseguir ultrapassar… Chegou a fazer-se isso em assobio.

Hoje ainda temos os pastores, alguns, e dão um [assobio]: dá cá a volta, vai lá! Dá cá. É ou não é? Os pastores ainda vão assobiar. E aos bois também, assobiava aos bois: anda cá ao rego: [assobio]! Mas há realmente assobios e palavras que se dizem ao gado, aos bois: anda cá, vira cá, ó! Ó formoso, ó galante! Lá vou eu! Aquela voz dos lavradores que, realmente… Coisas tão bonitas e tão antigas e que se perdem, não é? Era muito bonito. Todos [os animais] se chamavam, todos tinham nome. Havia uma maneira de chamar. Cró-cró, cró-cró, cró-croc! A gente fazia isso às galinhas e elas vinham atrás de nós, não era? Pi-pi-pi-pi-pi-pi! Cró-cró-croc! Cró-cró-croc! E elas vinham atrás das pessoas. Os homens que andavam a lavrar tinham maneiras de chamar o gado, os bois, e de voltar. Volta cá ao rego, anda cá! Tinham muitas maneiras. E os animais entendiam, hã? Olha que os animais sabiam a pessoa. Sabiam! Eles faziam aquilo e depois outra vez assim com o braço e eles sabiam: volta cá – e tal. Os gajos, como eles sabiam…Até parece impossível como os animais conheciam os donos a falar com eles.

 

Georgino Rodrigues ,2010, Maceira,Torres Vedras

 

 

 

Caraterização

Identificação

Tradições e expressões orais
Manifestações literárias, orais e escritas
Os assobios
1948
Georgino Rodrigues
Reformado - operário na indústria cerâmica

Contexto de produção

Contexto territorial

Maceira
Maceira
Torres Vedras
Lisboa
Portugal

Contexto temporal

2010

Património associado

Contexto de transmissão

Estado da transmissão
ativa
Descrição da transmissão
Agentes de tramissão

Encontros em festas e actividades promovidas pelo Município e Junta de Freguesia

Idioma
Português

Equipa

Transcrição
Ana Sofia Paiva
Registo vídeo / audio
José Barbieri
Entrevista
Filomena Sousa
Inventário PCI - Memoria Imaterial CRL