nome:
Georgino Moreira Rodrigues
   
freguesia:
A-dos-Cunhados
concelho:
Torres Vedras
distrito: Lisboa
data de recolha: 02/2010
   
 
 

Inventário PCI

Convento N. Sra. da Graça

Torres Vedras

"Convento N. Sra. da Graça"- História da construção do Convento de Nossa Senhora da Graça e da sua dupla função de local culto e ponto de vigia.

Georgino Rodrigues, Ano de nascimento 1948,A-dos-Cunhados, Torres Vedras, Registo 2010.

Episódios da história local

Transcrição

Convento Nossa Sra. da Graça

 

O convento velho (velho, que a gente chama convento velho) é o Convento de Nossa Senhora da Graça. Lá moraram os frades Agostinhos. E depois ele foi realmente arrasado quando veio o grande terramoto. Mas os frades diz que já previam que o mar um dia ia chegar lá, e construíram o outro na Póvoa de Penafirme, que ainda lá está no alto. E foi já construído com muitas coisas que foram dali. Portanto, quando o mar lá chegou, já não tinha praticamente quase nada, estava tudo já lá em cima no convento que é ainda hoje o de Penafirme.

Há uma história, mais ou menos história, que o convento não servia só para o culto, para a missa, mas servia também de vigilância. Portanto, o mar era invadido pelos piratas – naquele tempo, os corsários, os piratas que invadiam o mar – e ali os frades do convento batiam nas portas e em bombos para chamar o povo para acudir, porque estavam a ser invadidos, não é? Aí, acorria o povo da Póvoa, porque noutro tempo as pessoas da Póvoa não iam à tropa, porque as póvoas tiveram um foral de D. Dinis, que concedeu um foral às póvoas, e eles ali ficavam nas suas próprias terras para defesa das terras e dos arredores. E então eles batiam ali em tambores, os da Póvoa subiam acima à serra e acendiam fogueiras, que essas fogueiras transmitiam dali para a Serra do Socorro, que ficava ali por cima de Varatojo. Voltavam a acender outra fogueira e assim sucessivamente até à Serra de Montejunto e por aí afora, para chamarem reforços para virem acudir os corsários que tinham invadido a costa. Realmente o convento teve essa finalidade também de ponto de vigia.

 

 

Georgino Rodrigues ,2010, Maceira ,Torres Vedras

 

 

 

Caraterização

Identificação

Práticas sociais, rituais e eventos festivos
Arquitectura e construção
Convento N. Sra. da Graça
1948
Georgino Rodrigues
Reformado - operário na indústria cerâmica

Contexto de produção

Contexto territorial

Maceira
Maceira
Torres Vedras
Lisboa
Portugal

Contexto temporal

2010

Património associado

Contexto de transmissão

Estado da transmissão
ativa
Descrição da transmissão
Agentes de tramissão

Encontros em festas e actividades promovidas pelo Município e Junta de Freguesia

Idioma
Português

Equipa

Transcrição
Ana Sofia Paiva
Registo vídeo / audio
José Barbieri
Entrevista
Filomena Sousa
Inventário PCI - Memoria Imaterial CRL