Memoria Imaterial CRL
Instituto de Estudos de Literatura e Tradição - patrimónios, artes e culturas

M E M O R I A M E D I A

e-Museu do Património Cultural Imaterial

  • 002.jpg
    http://memoriamedia.net/images/slides/002.jpg
  • 013.jpg
    http://memoriamedia.net/images/slides/013.jpg
  • 014.jpg
    http://memoriamedia.net/images/slides/014.jpg
  • 015.jpg
    http://memoriamedia.net/images/slides/015.jpg
  • 016.jpg
    http://memoriamedia.net/images/slides/016.jpg
  • 017.jpg
    http://memoriamedia.net/images/slides/017.jpg
  • 018.jpg
    http://memoriamedia.net/images/slides/018.jpg

Bem-vindo ao e-Museu MEMORIAMEDIA

Um museu que expõe e partilha vídeos, documentários e estudos sobre manifestações culturais do património cultural imaterial – expressões orais, saberes, celebrações e práticas performativas. Um projecto que valoriza quer a singularidade das comunidades quer a diversidade e o diálogo intercultural.

A memória está viva quando se transforma, quando se associa a novos usos e contextos. A ambição deste e-Museu é contribuir para a difusão e transmissão da tradição oral e saberes associados.

Neste e-Museu pode navegar livremente, partilhar todos os vídeos, baixar documentos e arquivos sonoros. Apenas pedimos que mencione sempre o MEMORIAMEDIA quando utilizar os nossos conteúdos nos seus projetos.

Os conteúdos estão organizados em secções segundo critérios baseados nas recomendações da UNESCO e na legislação nacional para inventariação do Património Cultural Imaterial.

 

       
expressões orais Saber fazer celebracoes praticas performativas
Expressões Orais
Saber Fazer
Celebrações
Práticas Performativas

Contos, cantos, lendas, adivinhas, provérbios e outras expressões orais, incluindo a língua como vetor do património cultural imaterial

Conhecimentos e modos de fazer enraizados no quotidiano das comunidades.

Rituais e festas que marcam a vivência coletiva do trabalho, da religiosidade, do entretenimento e outras práticas da vida social.

Música, dança e teatro como práticas performativas comunitárias que se manifestam periódica ou esporadicamente.


Para além destas secções temos ainda:

Exposições coloquios acervos
 Natureza e Universo
Exposições
Eventos
Acervos

Práticas e representações desenvolvidas por comunidades no decurso da sua interacção com meio ambiente

Exposições sobre os vários domínios do Património Cultural Imaterial.

 

Eventos, festas e festivais dedicados à tradição oral. Conferências e colóquios, sobre aspetos da tradição oral e do património cultural imaterial em geral.

Repositório de acervos vídeo de entidades e particulares. Cedidos ao Memóriamedia pelos seus autores.

Inventário

Acervo do e-museu, organizado em bases de dados. Baseia-se nas recomendações da UNESCO e na legislação nacional para inventariação do Património Cultural Imaterial.

 


 

 DESTAQUES

Benzedeiras

benzedeirasBenzedeiras - ofício tradicional. Por meio de depoimentos e cenas do quotidiano das benzedeiras, o filme mostra detalhes das práticas realizadas por um grupo de mulheres da região de Rebouças e São João do Triunfo, a cerca de 200 quilómetros de Curitiba-PR, no sul do Brasil. Um filme de Lia Marchi. ACERVOS

Brincas de Évora

Brincas de ÉvoraAs Brincas de Évora são uma forma de teatro comunitário que acontece durante o Carnaval. Organizadas por grupos informais que escolhem e ensaiam textos escritos em décimas, as Brincas misturam tragédias e dramas como este "D. Pedro I" com a intervenção constante de palhaços faz-tudo. São representadas na rua, em praças e pátios ou mesmo em espaços fechados se estiver a chover, nas freguesias rurais de Évora. Saiba mais no separador PRÁTICAS PERFORMATIVAS.

A Falcoaria em Portugal

falcoariaEstivemos com falcoeiros portugueses, na Falcoaria Real de Salvaterra de Magos. Falaram-nos desta arte milenar em que se criam laços entre aves de rapina e homens. A falcoaria é uma modalidade de caça praticada em Portugal desde o séc. XII e assinalada no território desde a fundação da nacionalidade. Praticada por homens e mulheres um pouco por todo o país, a quem se dá o nome de falcoeiros, a sua prática manteve-se, em grande parte, inalterada ao longo dos séculos. Ainda hoje os falcoeiros utilizam técnicas, nomenclatura e materiais que distinguem esta prática ancestral. O respeito pela ave de presa, pela presa e pela Natureza são fundamentos de cada falcoeiro. A beleza do lance de caça é o valor máximo da falcoaria.

Lugar do Real

lugar do realO MEMORIAMEDIA destaca do LUGAR DO REAL vinte e dois registos e documentários de cariz etnográfico. Veja os vídeos a partir do nosso separador ACERVOS.

"Lugar do Real foi criado pela Ao Norte – Associação de Produção e Animação Audiovisual. É um sítio de visionamento do documentário, de filmes e vídeos escolares e da fotografia documental, disponibilizados para fins pedagógicos, de investigação e culturais. Esta plataforma está dividida em três secções independentes entre si - Lugar do Real, Escolas e Fotomemória."

 

 

 

DESCARREGAR O LIVRO

PCI Livro

PATRIMÓNIO CULTURAL IMATERIAL
MEMORIAMEDIA e-Museu - métodos, técnicas e práticas

+ MEMORIAMEDIA