Memoria Imaterial CRL
Instituto de Estudos de Literatura e Tradição - patrimónios, artes e culturas

M E M O R I A M E D I A

e-Museu do Património Cultural Imaterial

Nº1 Vol.1 Capa

N.º 0

09/2014

 

ISSN   2183-3753

MEMORIAMEDIA

Revista do e-Museu do Património Cultural Imaterial

 

Galafura - Trás-os-Montes, Portugal 

 Vozes Transmontanas na Paisagem

 

 

 

 

  

Filomena Sousa (Coord.)

  Memória Imaterial CRL 

 

Nota dos editores

Desde 2006 o projecto MEMORIAMEDIA, cuja entidade de acolhimento é o Instituto de Estudos da Literatura Tradicional da FCSH/UNL e a entidade gestora é a Cooperativa Cultural Memória Imaterial CRL, expõe e partilha estudos, vídeos e documentários nas áreas da literatura, das ciências sociais e das artes. 
 
Com uma média de 2000 visitas por dia ao site www.memoriamedia.net, a declaração de utilidade pública dada ao projecto em 2012, a acreditação da entidade gestora como ONG consultora do Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da UNESCO em 2014 e a colaboração de um vasto número de investigadores de diferentes áreas e de diferentes instituições, a direcção do projecto considerou que este seria o momento indicado para abraçar um novo desafio: a edição de uma revista que pretende contribuir para a disseminação do conhecimento científico cruzando a produção escrita e a produção hipermédia da academia e das artes. 
 
O número 0 da revista pretende ser um protótipo desse cruzamento entre a escrita e o hipermédia e para tal serve-se do trabalho Vozes Transmontanas na Paisagem. Uma iniciativa enquadrada pelos projectos LITESCAPE.PT - Atlas das Paisagens Literárias de Portugal Continental e MEMORIAMEDIA. Para além da revista privilegiar a publicação de trabalhos inéditos (como consta na missão da mesma) neste caso excepcional, no número 0, são considerados trabalhos já publicados que ajudam a ilustrar a estrutura de edição que se pretende replicar no futuro com pesquisas originais. 
 
No projecto Vozes Transmontanas na Paisagem, a ligação entre território e literatura tem “como eixos de análise as paisagens representadas nas obras de Manuel Vaz de Carvalho, Bento da Cruz e A. M. Pires Cabral e as temáticas regionais e ambientais por elas suscitadas. Partindo de depoimentos dos escritores e de conterrâneos, de imagens recolhidas nas (...) paisagens transmontanas - em Vila Real, Macedo de Cavaleiros e Montalegre - e dos textos literários” (LITESCAPE.PT). 
 
Este número conta com a publicação de 3 documentários realizados a partir das filmagens feitas com os autores estudados, uma comunicação vídeo, 2 textos académicos desenvolvidos em torno da obra desses autores e publicados no âmbito do projecto LITESCAPE.PT. Um terceiro livro que não se debruça sobre Trás-os-Montes mas é apresentado como sugestão de leitura por também se ocupar das paisagens literárias, desta vez de Lisboa. Por fim, a ligação que permite o acesso ao site do Atlas das Paisagens Literárias de Portugal Continental.
 
O número 0 da revista MEMORIAMEDIA é da exclusiva responsabilidade dos editores.

 

 

PCI Livro

PATRIMÓNIO CULTURAL IMATERIAL
MEMORIAMEDIA e-Museu - métodos, técnicas e práticas

+ MEMORIAMEDIA