O Catálogo da Fábula na Literatura Portuguesa tem como seu objetivo principal identificar e indexar o corpus principal da fábula na literatura portuguesa desde a Idade Média até à época contemporânea. A catalogação da fábula cobre grande parte do corpus fabulístico nacional, recolhendo ocorrências das várias modalidades das suas manifestações: de texto integral - inserido em coleções, em antologias ou noutras obras - mas, também, de uso parcial e em contexto paratextual (prefácios, dedicatórias, titulação, caracterização das coleções, referências relativas a tradução e adaptação, e outras).
O Catálogo da Fábula na Literatura Portuguesa tem como seu campo de referência os principais repertórios gerais existentes, com especial relevo para Ben Edwin Perry, Babrius and Phaedrus, e Francisco Rodríguez Adrados, Historia de la Fábula Greco-Latina – Inventario y documentación. Para o estabelecimento do corpus da fábula na literatura portuguesa, outras fontes nacionais e internacionais servem de base de trabalho, partindo, num primeiro momento, do corpus nacional identificado por Luís da Câmara Cascudo e Vieira de Almeida no Grande Fabulário de Portugal e do Brasil e por Luciano Pereira em A Fábula em Portugal. Estas obras serviram de ponto de partida para a pesquisa e o levantamento de existências no âmbito da fábula.
A História Crítica da Fábula na Literatura Portuguesa acompanha o Catálogo da Fábula na Literatura Portuguesa. Nos doze ensaios dela constantes procede-se à análise crítica de usos da fábula na literatura portuguesa desde a Idade Média até à Contemporaneidade com incidência específica em realizações da fábula que por motivos diversos ocuparam lugar de destaque na literatura nacional ou adquiriram um caráter exemplificativo.
A proposta do projecto A Fábula na Literatura Portuguesa: Catálogo e História Crítica da Fábula na Literatura Portuguesa foi avaliada pelo Painel de Avaliação da FCT, que a classificou positivamente e recomendou para financiamento . Os resultados do projeto foram avaliados pelo Painel de Avaliação Final da FCT, tendo o Relatório Final merecido a respetiva aprovação [ver documentos anexos].