Oficina de desenho no Parque Vaz Monteiro, Alenquer.

Para todas as idades
20 e 27 de outubro 2018

10.00h - 12.30h

 

Através de técnicas simples propõe-se o reconhecimento do lugar através do desenho e da pintura.

Gestos simples: manchar e contornar. Pequenas coisas. Objetos simples.

 

Duas sessões com a duração de 2h30.

Desenhos em folhas A3.

Materiais: grafite; lápis de cera; pincéis e pigmento natural.

O material é fornecido pela organização.

 

Recurso a técnicas simples: ‘frottage’ para a transferência de texturas (aspetos de superfícies: nomeadamente, chão, relva, xisto, pedra, areia, monumento) e traçado da sombra sobre o papel (contorno-linha). A simplicidade das técnicas depende de um princípio: a valorização do contacto (e não da produção de uma semelhança ou de uma cópia). 

 

 

Alenquer, Parque Vaz Monteiro

 

entrada livre mas sujeita a inscrição

  formulário de inscrição  

 

ou através do telefone 961502105

lotação máxima: 20 pessoas.

 

 

 

Formador:

 

Carlos Augusto Ribeiro

Pintor, ilustrador, formador e investigador.Tem realizado diversas oficinas de incentivo à criatividade através do desenho e pintura.

Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa com a tese Não Estamos Sós Sob a Pele – Uma Exposição Possível Acerca de Duplos. Membro de IELT-NOVA e de CORPUS – International Group for the Cultural Studies of the Body.

Autor de textos sobre arte contemporânea em cruzamento com outros domínios disciplinares (literatura e ciências da comunicação) e temas (corpo, imagem, tecnologia, ambiente, paisagem, arte e medicina populares). Destaca-se sobre a temática da água: RIBEIRO, Carlos Augusto, “Las Aguas En El Arte Contemporâneo” in Lecturas del Agua – Un Acercamiento Interdisciplinar Desde La Cultura Y El Turismo (Org. Mª Isabel Morales Sánchez, Sara Robles Ávila, Maria da Natividade Pires), Catarata, 2016, pp. 110-120 (ISBN: 978-84-9097-208-3); RIBEIRO, Carlos Augusto, Eco de Dias Submersos – Uma Leitura de Rio Homem de André Gago, (e-Book da coleção Litescape, IELT-NOVA), 2014.