LU.GAR.DESENHO

 

2019

16 de março

Praça Luís de Camões (em frente da Câmara Municipal)

das 10h às 12h30

23 de março

Jardim do Museu Damião de Góis

das 10h às 12h30

 

para todas as idades

entrada livre mas sujeita a reserva

 

Inscreva-se aqui

 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

 

contactos:  961502105  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Oficina de desenho

 

Através de técnicas simples propõe-se o reconhecimento do lugar através do desenho e da pintura.

Gestos simples: manchar e contornar. Pequenas coisas.

 

Duas sessões com a duração de 2h30.

Desenhos em folhas A3.

Materiais: grafite; lápis de cera; pincéis e pigmento natural.

O material é fornecido pela organização.

 

Recurso a técnicas simples: ‘frottage’ para a transferência de texturas (aspetos de superfícies: nomeadamente, chão, relva, xisto, pedra, areia, monumento) e traçado da sombra sobre o papel (contorno-linha). A simplicidade das técnicas depende de um princípio: a valorização do contacto (e não da produção de uma semelhança ou de uma cópia). 

 

 

Formador:

 

Carlos Augusto Ribeiro

Pintor, ilustrador, formador e investigador.Tem realizado diversas oficinas de incentivo à criatividade através do desenho e pintura.

Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa com a tese Não Estamos Sós Sob a Pele – Uma Exposição Possível Acerca de Duplos. Membro de IELT-NOVA e de CORPUS – International Group for the Cultural Studies of the Body.

Autor de textos sobre arte contemporânea em cruzamento com outros domínios disciplinares (literatura e ciências da comunicação) e temas (corpo, imagem, tecnologia, ambiente, paisagem, arte e medicina populares). Destaca-se sobre a temática da água: RIBEIRO, Carlos Augusto, “Las Aguas En El Arte Contemporâneo” in Lecturas del Agua – Un Acercamiento Interdisciplinar Desde La Cultura Y El Turismo (Org. Mª Isabel Morales Sánchez, Sara Robles Ávila, Maria da Natividade Pires), Catarata, 2016, pp. 110-120 (ISBN: 978-84-9097-208-3); RIBEIRO, Carlos Augusto, Eco de Dias Submersos – Uma Leitura de Rio Homem de André Gago, (e-Book da coleção Litescape, IELT-NOVA), 2014.