LU.GAR.CONTADO

 

  

A cooperativa cultural Memoria Imaterial e a associação Ouvir e Contar apresentam esta

Roda de Contos tradicionais para todos os públicos

com António Fontinha, Ana Sofia Paiva, José Craveiro e Cristina Taquelim.

 

 

Os lugares existem na paisagem, nos locais onde as pessoas habitam, ou por onde viajam. Existem porque os seus habitantes partilham histórias, canções, casos, anedotas, boatos... que os ligam a uma praça, uma rua, uma casa.  Todos nós contribuímos para a criação destas paisagens imaginárias que sobrepomos ao mundo “real”, que nos ajudam a entender o que nos rodeia, que nos unem em comunidades.

Os narradores, contadores de histórias, são herdeiros de uma tradição antiga. São os mestres que nos recontam histórias que acompanham a humanidade desde sempre, que nos devolvem o encanto de ouvir um conto bem contado.

Este LU.GAR.CONTADO vai viajar por seis freguesias de Alenquer, intervindo em lugares muito diversos e para um público alargado. Acompanhe-nos. Divirta-se!

 

 António Fontinha  Ana Sofia Paiva  José Craveiro  Cristina Taqulim

 

 

As sessões de narração oral reconduzem o acto teatral para um despojamento cénico deliberado. São os corpos em gestos, olhares, silêncios e o poder da palavra a tecer teias imaginárias. Os novos narradores prosseguem carreiras autónomas e contínuas mas organizam-se em cooperativas e associações, que servem sobretudo para defender o seu modo de vida. No seio destas associações também se moldam estilos e éticas de performance. A Ouvir e Contar, associação de contadores de histórias é talvez a mais marcante destas associações, fundada por António Fontinha, o primeiro dos novos mestres narradores, junta os atores mais referenciados deste género teatral em Portugal. Com eles percorreremos o concelho.

 

ALENQUER 2019

 

5 Setembro

10:30 OLHALVO
Centro de Atividades Ocupacionais
14:45 VENTOSA
Centro Social Paroquial

6 setembro

15:00 MECA
Associação de Apoio a Idosos e Jovens
19:00 PAÚLA
Casa do Albardeiro (com desfolhada)

7 setembro

14:30 MERCEANA
Mata da Santa Casa da Merceana
17:00 V. VERDE DOS FRANCOS
Ruínas do palácio

 

 

 

Entrada gratuita

Reservas e informações: 961502105