Territórios culturais
Slider
LU.GAR propõe mapear territórios culturais em contextos urbanos. Sobre esse mapa queremos inscrever novas narrativas que reinterpretem as memórias do lugar e criem novas vivências utilizando discursos e percursos artísticos. Enquanto projeto experimental, exemplificativo e replicável escolhemos a malha urbana de Alenquer para iniciar este programa com atividades de formação e criação que estimulam a participação e qualificação da comunidade e do público, contribuindo para corrigir assimetrias de acesso à produção e fruição cultural.

As disciplinas artísticas envolvidas cruzam-se criando eventos envolventes e com vários níveis de leitura: teatro - formação e performances baseadas na narração oral; artes visuais - formação e instalações ao ar livre baseadas no reconhecimento do lugar pelo desenho e pintura; novos media: em instalações ao ar livre, numa galeria-museu e com a presença interativa na web.

LU.GAR pretende construir uma relação inclusiva com a comunidade. Várias ações são desenhadas com a colaboração ativa da população residente enquanto outras são implementadas em locais marcantes da memória coletiva, incentivando o diálogo e fruição públicos.

A utilização de múltiplas expressões e leituras artísticas criadas a partir das memórias e nos lugares da Vila, tem como objetivo (para além da inclusão social) valorizar e promover práticas de reflexão e relação entre disciplinas artísticas com os públicos, criadores, programadores e investigadores.