Marcadinha 2 from Danças Alentejo on Vimeo.

Registo da dança em roda com vários pares. Tocador: Pedro Mestre (gaita de beiços). Gravação realizada em Castro Verde, a 11 de setembro de 2010.

Acervo: PédeXumbo

A memória de um baile cantado está presente em diversas regiões do Alentejo.
Muitos ainda lembram que o cantar era natural e corriqueiro. As histórias quotidianas eram cantadas nos casamentos, batizados, almoços, trabalhos rurais, matanças de porco, festas de santos, entre outros. Assim, foi se formando um repertório local, hoje entendido como tradicional.
O cantar era também possibilidade concreta de realizar o baile, dado que em muitas ocasiões não havia um tocador nem mesmo instrumentos.
Por vezes, como no caso dos trabalhos rurais, seria impensável arranjar um tocador, pelo que era preciso cantar para dançar.

...

As danças aqui apresentadas retratam apenas parte do que se dançava nos bailes de outros tempos. Foram selecionadas já que: a) apareceram como exemplos nas entrevistas realizadas em campo; b) faziam parte de temas executados por grupos e tocadores da região; c) representam diferentes danças que contêm passos e movimentos variados, alargando as possibilidades para a composição de um baile sobre um repertório local.

in Cadernos de Dança do Alentejo, Lia Marchi, Celina da Piedade e Domingos Morais.

Link para versão PDF dos Cadernos de Dança do Alentejo