acervo: Antonieta Costa
documento:

1º Episódio – Equinócio de Outono

sinopse:

O tema central deste episódio é o da preocupação com a Morte (da Terra e do Homem) e a procura de meios de minorar as suas consequências, enaltecendo a mulher, como fonte de vida. Na Grécia as atenções dirigiam-se para Demeter e para o Mar, também como meio de ligação entre diferentes dimensões.

Episode 1

The underlying figure of the Autumn Equinox is the sacred feminine emphasized in Classical Greece for having brought together several other similar manifestations: the Myth of Demeter /Persephone. This mythology is preceded by rites of passage and entry in the sacred time, using the sea as an element of transition.

sobre o projecto:

Raízes da Cultura Popular – Arquétipos e Mitos

“Ilhas Míticas” é uma série de 5 documentários que nos transportam para a atmosfera mágica que esteve na origem das principais festividades e práticas populares açorianas. Ao ritmo das estações do ano, o espectador é conduzido a uma viagem no tempo ao encontro de uma sabedoria antiga que extravasa o perímetro das ilhas e encontra eco em mitos europeus arcaicos. O conjunto de mitologias aparece dividido em quatro vertentes dominadas pelas influências cósmicas (com uma quinta dedicada ao Oceano), nas quais os Equinócios e os Solstícios funcionam, á maneira de sempre, como aberturas de comunicação entre diferentes dimensões, no caso, entre deuses e humanos.

ficha técnica:

Autoria - Antonieta Costa;

Realização - Teresa Tomé;

Música original - Luís Bettencourt;

Montagem e animação - Bruno Correia;

 

Financiamentos

Governo regional dos Açores

RTP – Televisão Portuguesa dos Açores

SATA – Companhia de Aviação

FLAD – Fundação Lusíada-Americana para o Desenvolvimento