acervo: Antonieta Costa
documento: 3º Episódio – Equinócio de Primavera
sinopse:

A Primavera mantém activos muitos dos rituais próprios dos quais se destacam os esconjuros do Inverno como forma de isolamento da Morte e protecção da vegetação que desponta, evitando que se contaminem as próximas culturas agrícolas. A reorganização da vida na Terra reflecte assim a do restante cosmos.

Episode 3

The Spring Equinox is filled with magical and warding-off rites intended to protect new vegetation which has been reborn after the Winter sterility and upon which all hopes lies. Moreover, this sign of life also proves the cosmos’ ability to recognise itself after the chaos of death.

sobre o projecto:

Raízes da Cultura Popular – Arquétipos e Mitos

“Ilhas Míticas” é uma série de 5 documentários que nos transportam para a atmosfera mágica que esteve na origem das principais festividades e práticas populares açorianas. Ao ritmo das estações do ano, o espectador é conduzido a uma viagem no tempo ao encontro de uma sabedoria antiga que extravasa o perímetro das ilhas e encontra eco em mitos europeus arcaicos. O conjunto de mitologias aparece dividido em quatro vertentes dominadas pelas influências cósmicas (com uma quinta dedicada ao Oceano), nas quais os Equinócios e os Solstícios funcionam, á maneira de sempre, como aberturas de comunicação entre diferentes dimensões, no caso, entre deuses e humanos.

ficha técnica:

Autoria - Antonieta Costa;

Realização - Teresa Tomé;

Música original - Luís Bettencourt;

Montagem e animação - Bruno Correia;

 

Financiamentos

Governo regional dos Açores

RTP – Televisão Portuguesa dos Açores

SATA – Companhia de Aviação

FLAD – Fundação Lusíada-Americana para o Desenvolvimento