acervo: Antonieta Costa
documento: 2º Episódio – Solstício de Inverno
sinopse:

O tempo do Inverno é dominado pelo Culto dos Mortos, que se inicia a 1 de Novembro, segundo o costume Celta. Considerado como a mais antiga forma de religião Europeia, ainda permanece vigente, principalmente nas áreas de Cultura Megalítica da Costa Atlântica.

Episode 2

The Winter Solstice is dominated by the Cult of the Dead, which according to Celtic tradition starts on the November 1st. Being considered the most ancient European religion, it was connected to the megalithic culture established along the Atlantic coastline.

sobre o projecto:

Raízes da Cultura Popular – Arquétipos e Mitos

“Ilhas Míticas” é uma série de 5 documentários que nos transportam para a atmosfera mágica que esteve na origem das principais festividades e práticas populares açorianas. Ao ritmo das estações do ano, o espectador é conduzido a uma viagem no tempo ao encontro de uma sabedoria antiga que extravasa o perímetro das ilhas e encontra eco em mitos europeus arcaicos. O conjunto de mitologias aparece dividido em quatro vertentes dominadas pelas influências cósmicas (com uma quinta dedicada ao Oceano), nas quais os Equinócios e os Solstícios funcionam, á maneira de sempre, como aberturas de comunicação entre diferentes dimensões, no caso, entre deuses e humanos.

ficha técnica:

Autoria - Antonieta Costa;

Realização - Teresa Tomé;

Música original - Luís Bettencourt;

Montagem e animação - Bruno Correia;

 

Financiamentos

Governo regional dos Açores

RTP – Televisão Portuguesa dos Açores

SATA – Companhia de Aviação

FLAD – Fundação Lusíada-Americana para o Desenvolvimento