Memoria Imaterial CRL
Instituto de Estudos de Literatura e Tradição - patrimónios, artes e culturas

M E M O R I A M E D I A

e-Museu do Património Cultural Imaterial

A Marcha de S.João - 1967

    • Manuel da Conceição Braga

    • Nascimento: 1946.

    • Residência: Portalegre

    • Actividade profissional: Administrativo

    • Função no GFCB: Direcção, Comissão Técnica e cantador

    • Entrevista: 2010/2/8_ Portalegre_Sede do GFCB

"Ora bem, o Grupo Folclórico e Cultural da Boavista portanto nasce aqui neste bairro e noutro aqui ao lado em 1967. Portanto, isto é, os moradores deste bairro e os meninos e meninas que estavam no internato de Santo António (depois o internato seguinte de Portalegre) com a colaboração dos moradores deste bairro decidiram fazer, em 1967, uma marcha popular – uma marcha aqui do bairro. (Que temos aí uma fotografia também). E a partir dessa marcha popular, portanto percorreram algumas cidades de Portalegre e, de facto, nessa altura, a população aderiu, portanto achou engraçado.

E então três ou quatro pessoas aqui do bairro – entre eles o Sr. Fabião Vintém, Sr. Álvaro Parreira, o Sr. António Lagarto Gonçalves e com o Sr. João Nunes Vidal – portanto decidiram aproveitar esta embalagem, como se costuma dizer, da marcha e decidiram ir mais além, criar um grupo de folclore.

Portanto os três primeiros senhores constituíram a Direcção, o quarto senhor, portanto, teve a incumbência de esse ano… Ele já tinha feito alguma recolha, era um homem muito ligado às questões da etnografia, do folclore. E então decidiram fazer algumas recolhas aqui em toda a região da Serra de São Mamede e o Sr. João Nunes Vidal, com algumas pessoas amigas, outras vezes sozinho, com um gravador, com uma caneta e um bloco de apontamentos foi percorrendo aqui as freguesias do concelho de Portalegre e um pouco também ali na aba da Serra de Marvão (portanto também foi a Porto da Espada). Foi fazendo recolhas das cantigas, das quadras, das melodias e das marcações também dessas próprias danças que se dançavam nessa altura nos bailes populares."

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PCI Livro

PATRIMÓNIO CULTURAL IMATERIAL
MEMORIAMEDIA e-Museu - métodos, técnicas e práticas

+ MEMORIAMEDIA

 

 

Entidades financiadoras do projecto Identidades Portalegre