Memoria Imaterial CRL
Instituto de Estudos de Literatura e Tradição - patrimónios, artes e culturas

M E M O R I A M E D I A

e-Museu do Património Cultural Imaterial

Museu de Palmela

Arquivo de Fontes Orais do Museu Municipal de Palmela

O Museu Municipal de Palmela (www.cm-palmela.pt) iniciou a sua actividade em finais dos anos 80 do século XX, como uma estrutura poli-nucleada de funcionamento permanente e sem fins lucrativos, e tem como missão preservar o património cultural do território administrado pelo município de Palmela, integrando acervos representativos da memória do território.

Em 2003 criou o Arquivo de Fontes Orais (AFO), que tem como objectivo a valorização das memórias das pessoas do concelho como fontes para a construção da História Local, através de entrevistas realizadas a determinados grupos sócio-profissionais e a pessoas anónimas. A nossa finalidade é constituir um Centro de Documentação que promova uma abertura do Museu à comunidade de forma a melhorar o conhecimento sobre o território e a contribuir para o maior reforço da identidade local. Este processo permite reflectir sobre as diferentes identidades que regem o território e, consequentemente, sobre a importância de um espaço pluricultural.

O acervo deste arquivo conta já com mais de uma centena de entrevistas realizadas sobre diversas temáticas, tais como ofícios tradicionais, modos de vida rurais, arquitectura, artes, histórias de vida, etc. Algumas destas entrevistas servem também de base ou complemento às exposições que o Museu vai programando. Por exemplo, de Novembro de 2009 a Maio de 2010 estará patente na Igreja de Santiago do Castelo de Palmela uma exposição dedicada aos diferentes Patrimónios do Centro Histórico desta vila, que contará com a apresentação de dois documentários dedicados à temática - um sobre os ofícios tradicionais e outro sobre o quotidiano do lugar.

Este é um trabalho que os técnicos do museu abraçam com rigor, mas também com prazer, pela oportunidade de contactar pessoas extraordinárias que partilham a sua vida e a sua sabedoria, tornando estes momentos enriquecedores tanto a nível profissional como pessoal. Aproveitamos para dirigir a todos os que dão voz à memória, o nosso muito obrigado.




PCI Livro

PATRIMÓNIO CULTURAL IMATERIAL
MEMORIAMEDIA e-Museu - métodos, técnicas e práticas

+ MEMORIAMEDIA