Site da Unesco, secção do Património Imaterial.

Após a adopção da Convenção para a Protecção do Património Mundial, Cultural e Natural, em 1972, alguns Estados-membros manifestaram interesse em ver criado um instrumento de protecção do património imaterial. Assim, a UNESCO viria a adoptar, em 1989, a Recomendação para a Salvaguarda da Cultura Tradicional e do Folclore. Na sequência desta Recomendação, a UNESCO lançou um conjunto de iniciativas dentro deste âmbito: Tesouros Humanos VivosLínguas em Perigo no Mundo;Música Tradicional.

Europeana-sounds

Europeana Sounds

Scheduled to run from February 2014 to January 2017, Europeana Sounds is a project co-funded by the European Commission and the Europeana Sounds consortium, for a total budget of €6.14m (€4.91m EU contribution).

The activities of the project are organised in seven thematic work packages: aggregation, enrichment & participation, licensing guidelines, channels development, technical infrastructure, dissemination & networking, project management & sustainability.

Dobes

Documentação sobre línguas ameaçadas

The DOBES Archive contains language documentation data from a great variety of languages from around the world that are in danger of becoming extinct. This portal gives access to the material in the archive and provides information about the DOBES endangered languages documentation programme.

 ITMA

Arquivo Irlandês de Música Tradicional.

The Irish Traditional Music Archive – Taisce Cheol Dúchais Éireann – is a national reference archive and resource centre for the traditional song, instrumental music and dance of Ireland.

It is a public not-for-profit facility which is open, free of charge, to anyone with an interest in the contemporary and historical artforms of Irish traditional music. The Archive promotes public education in Irish traditional music through its own activities and through partnerships with others.

European Film Gateway

European Film Gateway

O Portal EFG dá-lhe acesso rápido a centenas de milhares de documentos da história do cinema preservados em arquivos de filmes e cinematecas europeus: fotografias, cartazes, programas, periódicos, documentos de censura, filmes de ficção e documentários rados, jornais de actualidades e outros materiais. Dirigido tanto a investigadores como a todo o público interessado, o EFG oferece uma visão de e por trás das cenas da podução cinematográfica na Europa, desde os primórdios até hoje. O EFG possibilita o acesso online a documentos históricos, conduzindo-o directamente aos arquivos que guardam os originais.

Smithsonian

Smithsonian Center for Folklife and Cultural Heritage

The Smithsonian Center for Folklife and Cultural Heritage is dedicated to the collaborative research, presentation, conservation, and continuity of traditional knowledge and artistry with diverse contemporary cultural communities in the United States and around the world.

The Center produces the Smithsonian Folklife Festival, Smithsonian Folkways Recordings, exhibitions, documentary films and videos, symposia, publications, and educational materials.

 

O Instituto dos Museus e da Conservação (IMC) constitui o organismo da Secretaria de Estado da Cultura ao qual se encontra cometida a missão de desenvolver e executar a política cultural nacional no domínio do Património Cultural Imaterial (PCI), designadamente através da promoção do respectivo estudo, preservação, conservação, valorização e divulgação, bem como da definição e difusão dos normativos, metodologias e procedimentos relativos às diversas componentes da sua salvaguarda. É também ao IMC que compete a coordenação, a nível nacional, das diversas iniciativas a desenvolver no âmbito da salvaguarda deste domínio.

 

 

O Museu Nacional de Etnologia é indissociável da história da antropologia portuguesa. Nele se vem a projectar uma dimensão fundamental do trabalho dos pioneiros desta disciplina no país. A partir do Centro de Estudos de Etnologia, que dirige desde 1947, Jorge Dias e aqueles que o irão acompanhar nos anos subsequentes, Margot Dias, Ernesto Veiga de Oliveira, Fernando Galhano e Benjamim Pereira, entre outros, iniciam uma pesquisa extensiva e continuada sobre os elementos da cultura material que, anos mais tarde, viriam a ser igualmente recolhidos para constituir as colecções do museu.