Inventário de Património Cultural Imaterial PCI

A base de dados do arquivo MEMORIAMEDIA baseia-se nas recomendações da UNESCO e na legislação nacional para inventariação do Património Cultural Imaterial. Neste momento o projecto tem online 643 entradas de vídeos catalogados com dados de inventário. O site tem cerca de 1500 vídeos pelo que o preenchimento e manutenção da base de dados é um trabalho em construção que está em permanente actualização. O site permite duas modalidades de pesquisa: a) Pesquisa na base de dados, entre os vídeos já catalogados, através de palavra, nome de entrevistado e município; b) Pesquisa em todo o site, o que inclui os 1500 vídeos disponíveis, catalogados ou não. Esta pesquisa é feita por palavra na caixa ´pesquisa geral´. A estrutura, preenchimento e formatação dos campos da base de dados é da total responsabilidade da Memória Imaterial Cooperativa Cultural, CRL.

ir para a base de dados »»
Fundo Michel Giacometti

Em 1975, com a criação do Serviço Cívico Estudantil (SCE) na linha de ação do Plano de Trabalho e Cultura (PTC) do INATEL, Michel Giacometti, em colaboração com os professores Jorge Gaspar, Machado Guerreiro e Manuel Viegas Guerreiro, mobilizou recursos humanos e materiais para proceder a um inventário sistemático das tradições populares portuguesas. A colaboração de estudantes universitários no projeto intensificou a recolha por todo o país, tendo resultado no levantamento de inúmeros documentos de literatura oral e cultura local. No contexto dos estudos já efetuados sobre o Fundo depositado no Museu da Musica Portuguesa, este Arquivo Digital pretende assegurar, para além da conservação dos documentos num suporte digital, o aumento da visibilidade da obra de Michel Giacometti, que até agora só podia ser consultada fisicamente.

ir para a base de dados »»
Catálogo da Fábula

Tem como seu objetivo principal identificar e indexar o corpus principal da fábula na literatura portuguesa desde a Idade Média até à época contemporânea. A catalogação da fábula cobre grande parte do corpus fabulístico nacional, recolhendo ocorrências das várias modalidades das suas manifestações: de texto integral - inserido em coleções, em antologias ou noutras obras - mas, também, de uso parcial e em contexto paratextual (prefácios, dedicatórias, titulação, caracterização das coleções, referências relativas a tradução e adaptação, e outras). O Catálogo da Fábula na Literatura Portuguesa tem como seu campo de referência os principais repertórios gerais existentes, com especial relevo para Ben Edwin Perry, Babrius and Phaedrus, e Francisco Rodríguez Adrados, Historia de la Fábula Greco-Latina – Inventario y documentación.

ir para a base de dados »»