Inventário de Património Cultural Imaterial
A base de dados MEMORIAMEDIA constitui uma plataforma digital dedicada ao inventário, salvaguarda e divulgação do Património Cultural Imaterial, focando-se no registo de memórias, expressões orais, artes performativas e saberes tradicionais. Através da utilização de suportes audiovisuais e tecnologias de informação, o projeto documenta testemunhos e práticas comunitárias, facilitando o acesso público e a investigação sobre a identidade cultural. A plataforma funciona não apenas como um arquivo de conservação, mas também como uma ferramenta ativa de transmissão de conhecimento, permitindo que as manifestações vivas de diferentes comunidades sejam partilhadas e preservadas para as gerações futuras.
A estrutura, preenchimento e formatação dos campos da base de dados é da total responsabilidade da Memória Imaterial Cooperativa Cultural, CRL. A base de dados do arquivo MEMORIAMEDIA baseia-se nas recomendações da UNESCO e na legislação nacional para inventariação do Património Cultural Imaterial.
Coordenação do projecto: José Barbieri e Filomena Sousa.
Fundo Michel Giacometti
Iniciado em 1960 com a criação dos Arquivos Sonoros Portugueses, por Michel Giacometti, resultou num imenso acervo documental, com levantamentos sobre teatro popular, poesia, romances, contos, adágios, receitas de medicina tradicional, cautelas, superstições, anedotas, com milhares de fichas de campo e bibliográficas, classificadas e organizadas, conseguindo fixar em documento uma tradição oral que se teria perdido irremediavelmente.
Com o objetivo de preservar e democratizar o acesso a este espólio, anteriormente disponível apenas para consulta física no Museu da Música Portuguesa, o novo Arquivo Digital assegura a conservação documental e permite que investigadores e o público em geral consultem a obra de Giacometti de forma global através de uma base de dados online.
Arquivo de sonoro
Inicialmente, esta base de dados estava alojada no Alfarrábio da Universidade do Minho mas, dado que esse projeto deixou de estar acessível online, a nossa equipa iniciou a sua reconstrução para preservar um recurso que nos parece fundamental para a compreensão do património musical português. Um trabalho que prossegue durante os próximos meses. Para já disponibilizamos 500 fonogramas que nos ajudam a compreender a música tradicional portuguesa, recolhidos pelo investigador e ainda por Veiga de Oliveira e Benjamim Pereira.
A direcção científica do projecto foi assegurada por Domingos Morais, que selecionou as situações a documentar e a preparação das sessões de gravação com os participantes.
Catálogo da Fábula

Arquivo sobre a presença da fábula na literatura portuguesa desde a Idade Média até à época contemporânea. A catalogação da fábula cobre grande parte do corpus fabulístico nacional, recolhendo ocorrências das várias modalidades das suas manifestações: de texto integral - inserido em coleções, em antologias ou noutras obras - mas, também, de uso parcial e em contexto paratextual (prefácios, dedicatórias, titulação, caracterização das coleções, referências relativas a tradução e adaptação, e outras). O Catálogo da Fábula na Literatura Portuguesa tem como seu campo de referência os principais repertórios gerais existentes, com especial relevo para Ben Edwin Perry, Babrius and Phaedrus, e Francisco Rodríguez Adrados, Historia de la Fábula Greco-Latina – Inventario y documentación.
Ir para a base de dados » Brevemente (em manutenção)
Investigadora Responsável: Ana Paiva Morais IELT-FCSH
Mais informação no website do projeto: https://fabulacatalogo.fcsh.unl.pt/


