INVENTÁRIOS PARA PATRIMÓNIO CULTURAL IMATERIAL E OUTROS ACERVOS DOCUMENTAIS E MULTIMÉDIA

Desenhamos, construímos e publicamos bases de dados relacionais para projectos de investigação, instituições locais e comunidades. Criamos plataformas de trabalho online que permitem aceder e trabalhar no arquivo em rede.

As nossas bases de dados permitem áreas de acesso público em paralelo com áreas reservadas a investigadores e adaptam-se a legislação específica de cada área de investigação.

Contacte-nos pelo mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Veja aqui exemplos

Formas de expressão, manifestações literárias, musicais, plásticas, cénicas e lúdicas.

Catálogo da Fábula

Desenho de web site e base de dados relacional para a equipa de investigação deste projeto.

Tem como seu objetivo principal identificar e indexar o corpus principal da fábula na literatura portuguesa desde a Idade Média até à época contemporânea. A catalogação da fábula cobre grande parte do corpus fabulístico nacional, recolhendo ocorrências das várias modalidades das suas manifestações.

 

 

MODERN!SMO

Desenho de website e bases de dados relacionais para a equipa de investigação do projeto.

Este Arquivo Virtual tem por objectivo a organização progressiva dos textos literários, peças de arte e documentos que constituem o Modernismo em português. Inclui ainda instrumentos críticos e exposições virtuais.

 

EU-LAC-MUSEUMS

Desenho de website e bases de dados relacionais para a equipa de investigação do projeto.

O projeto pretende levar a cabo uma análise histórica e teórica comparativa dos museus rurais de pequena e média dimensão, e ainda das comunidades a eles associados na EU e LAC. A base deste projeto relaciona-se com o facto de os museus comunitários, em particular os de países da América Latina e das Caraíbas, permitirem às suas comunidades sub-representadas ter o seu lugar na história, contribuindo para a sustentabilidade ambiental e empoderamento comunitário.

 

RELIT-Rom

Desenho de website e bases de dados relacionais para a equipa de investigação do projeto.
Revisões literárias: a aplicação criativa de romances velhos (sécs. XV-XVII). Consiste num programa de re-identificação das fontes dos intertextos romancísticos presentes em composições de autores portugueses elencados por Carolina Michaëlis de Vasconcelos, assim como de exame crítico destes engastes no seu novo contexto literário.

 

SEEING-STORIES

Desenho de web-site e parceiro deste projeto europeu.

Landscape narrative is a vital and under-realised European asset that connects citizens to their local environments while also providing common resources, values and identities that transcend geographical and cultural borders. By seeing through the eyes of others we look anew at our own place; by looking again at our own place we learn to see other environments with fresh eyes.

Com uma equipa executiva experiente em trabalhos de inventariação de Património Imaterial que inclui realizadores, operadores de multimédia, sociólogos e antropólogos. A proposta do MEMORIAMEDIA é registar, inventariar, preservar e divulgar manifestações culturais do património imaterial.

A UNESCO propôs em Dezembro de 2013 a acreditação da Memória Imaterial como consultora do Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial. (CONVENTION FOR THE SAFEGUARDING OF THE INTANGIBLE CULTURAL HERITAGE INTERGOVERNMENTAL COMMITTEE FOR THE SAFEGUARDING OF THE INTANGIBLE CULTURAL HERITAGE, Eighth session, Baku, Azerbaijan,2 to 7 December 2013 - DECISION 8.COM 14.a)

A Memoria Imaterial CRL foi declarada "Entidade de utilidade pública" pelo despacho 14801/2012 do Gabinete do Secretário Geral da Presidência do Concelho de Ministros por "...relevantes actividades de natureza cultural, designadamente de recolha, inventariação, registo e disponibilização do património imaterial português..."