Inventário PCI
História sobre uma bruxa, que se transformava em galo, e queria que lhe namorassem a filha.
Lendas do sobrenatural (bruxas; metamorfose animal)
Transcrição
- "Diz que o meu tio, que vinha namorar aqui uma senhora dali do Pereiro. E ela que queria que namorasse com a filha dela. E ao chegar ali à capela, diz que lhe saiu um galo a saltar diante [dele] de um lado para o outro, de um lado para o outro e que não o deixava passar. Ele queria vir para aqui. Até que, depois, deu-lhe com o sacho numa perna: mancou-a, partiu-lhe a perna.
Ele veio namorar aqui a rapariga e depois foi outra vez para lá, para o serão. E perguntou-lhe à filha: «Rosa, a tua mãe?», porque também diz que ia ao serão sempre, (...) «A tua mãe?». «A minha mãe encontrou-se mal e não veio.», porque estava manca, porque o meu tio dera-lhe com o sacho numa perna e mancara.
Diziam que era bruxa, que ela veio-lhe ali saltar diante dele na figura de um galo. Saltava para ali, saltava para ali e não o queria deixar passar. Até que deu-lhe com o sacho na perna, mancou-a e depois passou. Depois foi-se a ver... ele já supunha que era ela. Supunha que era ela, foi pelo serão e como ela não estava lá no serão, que ela ia sempre ao serão, perguntou-lhe: «Rosa, a tua mãe?» «A minha mãe encontrou-se um bocado mal e não veio.», porque estava manca. E morreu! Morreu com a perna manca!"