Inventário PCI

A bruxa que queria genro

História sobre uma bruxa, que se transformava em galo, e queria que lhe namorassem a filha.

Lendas do sobrenatural (bruxas; metamorfose animal)

Transcrição

- "Diz que o meu tio, que vinha namorar aqui uma senhora dali do Pereiro. E ela que queria que namorasse com a filha dela. E ao chegar ali à capela, diz que lhe saiu um galo a saltar diante [dele] de um lado para o outro, de um lado para o outro e que não o deixava passar. Ele queria vir para aqui. Até que, depois, deu-lhe com o sacho numa perna: mancou-a, partiu-lhe a perna.

Ele veio namorar aqui a rapariga e depois foi outra vez para lá, para o serão. E perguntou-lhe à filha: «Rosa, a tua mãe?», porque também diz que ia ao serão sempre, (...) «A tua mãe?». «A minha mãe encontrou-se mal e não veio.», porque estava manca, porque o meu tio dera-lhe com o sacho numa perna e mancara.

Diziam que era bruxa, que ela veio-lhe ali saltar diante dele na figura de um galo. Saltava para ali, saltava para ali e não o queria deixar passar. Até que deu-lhe com o sacho na perna, mancou-a e depois passou. Depois foi-se a ver... ele já supunha que era ela. Supunha que era ela, foi pelo serão e como ela não estava lá no serão, que ela ia sempre ao serão, perguntou-lhe: «Rosa, a tua mãe?» «A minha mãe encontrou-se um bocado mal e não veio.», porque estava manca. E morreu! Morreu com a perna manca!"

Caraterização

Identificação

Tradições e expressões orais
Anézia Esteves

Contexto de produção

Contexto territorial

Cavaleiro Alvo
São Paio
Melgaço
Viana do castelo

Contexto temporal

2022

Património associado

Contexto de transmissão

Estado da transmissão
Descrição da transmissão
Agentes de tramissão
Idioma

Equipa

Transcrição
Laura del Rio, Paulo Correia
Registo vídeo / audio
José Barbieri
Entrevista
Filomena Sousa, José Barbieri
Inventário PCI - Memoria Imaterial CRL