Inventário PCI
Relato sobre o ciclo do linho, desde o semear até ao tecer.
Costumes tradicionais (o ciclo do linho)
Transcrição
- "Havia uma senhora que trabalhava o linho, semeava e tinha um campo. Eu, como bordava, [quando perguntou:] «Olha, nós podemos começar a trabalhar o linho, quem é que quer?», digo assim: «Olhe, eu vou.». Juntámo-nos umas poucas e começámos então a trabalhar o linho.
Íamos semear, depois foi apanhar o linho, depois tínhamos que estar a fazer os molhinhos. Já nessa altura aprendi a fazer isso. A pôr o linho de molho, o linho tem que estar uma temporada de molho, depois tem que se pôr a secar. Depois de seco, juntavam-se umas poucas mulheres, bastantes, íamos fazer estrigar o linho, que era pegar nos molhinhos de linho e fazer assim [sovar o linho] que era para ele ficar mais macio, que é para depois ir para a espadela, para espadelar. O linho era espadelado, depois era assedado.
Tudo isso eu aprendi. A única coisa que eu realmente não aprendi e que tive pena foi a tecer. Não aprendi, gostava muito de aprender, mas já não consigo. Porque depois as senhoras deixaram, não quiseram seguir com o resto do trabalho, fiquei eu sozinha a trabalhar. Mas já não trabalhava o linho, comprava o linho e então fazia: fiz toalhas, fiz várias coisas. Fiz uma exposição. Cheguei a fazer uma exposição em Paredes de Coura, fiz em Valença, na Expo Valença, de bordados que eu fazia. Mas depois, pronto, era eu sozinha e já não compensava, porque eram trabalhos caros e eram muito morosos e então já não compensou. Mas aprendi a fazer. Foi uma das coisas que eu aprendi e que gostei!
O campo tem de estar todo tratado. É lavrado, depois com os engaços fica todo lisinho. Depois vai-se comprar a linhaça, há pessoas que têm, que [são] umas sementes muito pequeninas. Aquela semente, depois, é deitada à terra. Depois vai-se com o engaço, vai-se tapando. E o linho, por si, acaba por crescer. O linho dá uma florzinha muito bonita, azul. Depois, quando já está seco (...) vamos com a foicinha segar o linho, cortar o linho. E então põem nos molhinhos. Porque depois vai para um lago, para estar uns tantos dias de molho. Depois é tirado e depois tem de secar."