Inventário PCI

O carvoeiro e o abade

Relato sobre Zé Caturno, o carvoeiro, o pagamento dos direitos paroquiais e a sua vida trabalhosa e pobre.

Costumes tradicionais (trabalhar de graça para a igreja; roubar)

Transcrição

- "E o Padre antigamente, por exemplo: muita gente aqui que pensava que ia para o céu, compravam o céu. Então, se não tinham filhos deixavam o dote deles, os campos, as propriedades, deixavam à igreja. Então quando chegava a altura de vindimar ou de desfolhar, a apanha do milho e tudo, a gente ia lá trabalhar de graça.

Houve então um carvoeiro que lhe disse: «Senhor Zé, você tem que vir dar um dia à igreja.» - que para pagar os direitos paroquiais havia que dar um dia de graça, trabalhar. «Senhor Zé, o carvoeiro. Você tem que vir dar o seu dia à igreja.».

E diz-lhe ele «Olhe, senhor Abade» - que nós aqui tínhamos abadia - «Segunda: arriba. Terça: abaixo. Quarta: arriba. Quinta: abaixo. Sexta: arriba. Sábado: abaixo.» «Venha no Domingo!». [Risos]

Outra vez esse tal Zé foi-se confessar, era o Zé Caturno. Foi-se confessar. Os carvoeiros roubavam a lenha. A gente aqui já tinha uma tolerância, não cortando por pé, podiam tirar, porque eles eram pobres, para sobreviver. E então roubava lenha. Dizia-lhe: «Senhor Abade, você sabe. Eu confesso que tenho que roubar lenha.». E diz ele [o Abade]: «Para eu o absolver aqui tem que dizer mais ou menos a quantidade.». Eram feixes. E diz ele [o Carvoeiro]: «Eu sei lá, senhor Padre, talvez um feixe todos os dias. Este mês foram aí uns 25, mas ponha 26 que ao chegar a casa tenho que roubar outro que já não tenho nenhuma!». [Risos]"


 

Caraterização

Identificação

Tradições e expressões orais
Armando Domingos, Maria Barreiros, Maria das Dores, Maria Glória (Lola)

Contexto de produção

Contexto territorial

Ribas de Mouro
Ribas de Mouro
Monção
Viana do castelo

Contexto temporal

2022

Património associado

Contexto de transmissão

Estado da transmissão
Descrição da transmissão
Agentes de tramissão
Idioma

Equipa

Transcrição
Laura del Rio, Paulo Correia
Registo vídeo / audio
José Barbieri
Entrevista
Filomena Sousa, José Barbieri
Inventário PCI - Memoria Imaterial CRL