nome:
Delfina Cunha
ano nascimento:
1938
freguesia: Santo Quintino (Localidade - Fetais)
concelho:
Sobral de Monte Agraço
distrito:
Lisboa
data de recolha: 2013
 
 

Inventário PCI

O tesouro

Sobral de Monte Agraço

"O tesouro"- O tesouro que os soldados franceses enterraram em Fetais e que até hoje ainda ninguém conseguiu descobrir.

Delfina Cunha, Ano de nascimento 1938, Fetais, Sobral de Monte Agraço.

Lenda

Transcrição

O tesouro

 

Os franceses pilharam o que puderam. E então, quando chegaram a Fetais, ao pinhal, tinham um coiro de boi cheio de ouro, moedas de ouro – ouro, ouro que as pessoas usavam! Moedas de ouro, moedas de prata, coisas que eles roubavam nas igrejas… E então esse couro de boi estava atado e fizeram um buraco no pinhal e enterraram esse couro de boi, na ideia de depois, quando acabasse a invasão, ou que eles ganhassem as invasões, que eles conquistassem Portugal, ou que eles pudessem um dia reaver o tesouro, pregaram dois pregos – ou três ou quatro ou cinco ou seis, não sei quantos foi, o meu avô contava que era dois – no pinheiro aonde estava enterrado o tesouro.

Ora, isto foi em 1810. O senhor, dono do pinhal, que era o senhor José Martinho, vendia pinheiros às pessoas que vinham para comprar pinheiros. Um ia comprar um pinheiro ali, outro ia comprar um pinheiro acolá… Mesmo que eles cortassem o pinheiro, que cortassem os pregos, eles nunca tinham a noção exacta de onde aquele pinheiro tinha sido cortado! E depois, nessa época, depois dos franceses irem embora, acho que andou muita gente no pinhal à procura do tesouro, a cavar, a cavar, a cavar. Se fosse hoje, que já há detectores de metais, seria mais possível eles encontrarem o tesouro!

Depois há outra versão sobre o tesouro que o tesouro estava enterrado entre o Pinhal de Fetais e o Moinho da Formiga. Isso já vai aquase um quilómetro de lonjura. Tinham que escavar caminhos e terras e o diabo a catorze para encontrar o tesouro! E até hoje o tesouro está e ninguém sabe aonde.

Caraterização

Identificação

Tradições e expressões orais
Manifestações literárias, orais e escritas
O tesouro
1938
Delfina Cunha
Trabalhadora agrícola

Contexto de produção

Contexto territorial

Fetais, casa da Delfina Cunha
Santo Quintino
Sobral de Monte Agraço
Lisboa
Portugal

Contexto temporal

2013

Património associado

Contexto de transmissão

Estado da transmissão
ativa
Descrição da transmissão
Agentes de tramissão

Em eventos culturais, excursões e actividades organizadas pela junta de freguesia ou município de Sobral de Monte Agraço

Idioma
Português

Equipa

Transcrição
Ana Sofia Paiva
Registo vídeo / audio
José Barbieri
Entrevista
Filomena Sousa
Inventário PCI - Memoria Imaterial CRL