Este website está em atualização
Os conteúdos apresentados podem ter alterações ou estarem temporariamente indisponíveis.
Gratos pela vossa compreensão.
Um museu que expõe e partilha vídeos, documentários e estudos sobre manifestações culturais do património cultural imaterial – expressões orais, saberes, celebrações e práticas performativas. Um projecto que valoriza quer a singularidade das comunidades quer a diversidade e o diálogo intercultural.
A memória está viva quando se transforma, quando se associa a novos usos e contextos. A ambição deste e-Museu é contribuir para a difusão e transmissão da tradição oral e saberes associados.
Neste e-Museu pode navegar livremente, partilhar todos os vídeos, baixar documentos e arquivos sonoros. Apenas pedimos que mencione sempre o MEMORIAMEDIA quando utilizar os nossos conteúdos nos seus projetos.
Os conteúdos estão organizados em secções segundo critérios baseados nas recomendações da UNESCO e na legislação nacional para inventariação do Património Cultural Imaterial.
O projeto MEMORIAMEDIA defende o envolvimento das comunidades, grupos e indivíduos no processo de patrimonialização promovendo uma abordagem que respeita e valoriza os que estão diretamente implicados na produção das expressões culturais.
DESTAQUES
LU.GAR propõe mapear territórios culturais em contextos urbanos. Sobre esse mapa queremos inscrever novas narrativas que reinterpretem as memórias locais e criem novas vivências utilizando discursos e percursos artísticos.
Este projeto está a ser desenvolvido em Alenquer e conta com o apoio da Direcção Geral das Artes / Ministério da Cultura, do IELT / FSCH-NOVA e Município de Alenquer.
Saiba mais aqui: https://memoriamedia.net/lugar/
A missão da Revista MEMORIAMEDIA é publicar artigos, documentários, registos etnográficos, criações artísticas (vídeo, fotografia, ilustração), entrevistas e recensões críticas que resultam de pesquisas sobre o património cultural imaterial, a memória coletiva e a história oral.
A Revista MEMORIAMEDIA é uma publicação online (em acesso aberto), anual, com revisão por pares, de trabalhos inéditos em português e inglês.
Saiba mais aqui: http://review.memoriamedia.net/
A Participação na Salvaguarda do Património Cultural Imaterial
O papel das Comunidades, Grupos e Indivíduos
Filomena Sousa
O objetivo deste livro é perceber se as metodologias participativas estão a ser aplicadas no âmbito da salvaguarda do Património Cultural Imaterial (PCI). Nesta obra a autora identifica dificuldades, vantagens, boas práticas e pistas que sustentam novas e mais eficazes técnicas de participação.
Filomena Sousa apresenta uma sugestão metodológica que poderá adequar-se às diferentes fases do processo de salvaguarda e que deve ser entendida como modal e adaptável conforme os contextos culturais.
Pág. 1 de 2