O Clube UNESCO Memoriamedia tem como principal missão cooperar com instituições locais, regionais, nacionais e internacionais em ações relacionadas com os objetivos da UNESCO, em particular na valorização de expressões do Património Cultural Imaterial e na sua transmissão às gerações futuras visando a inclusão social, a igualdade e a participação das comunidades nos processos de salvaguarda.

O Clube UNESCO Memoriamedia abriu portas em Aldeia Galega da Merceana, Alenquer, no dia 12 de janeiro de 2024, com a presença de representantes da Comissão Nacional da UNESCO, Câmara Municipal de Alenquer e da Memória Imaterial CRL, tendo como principal missão a valorização das tradições populares - expressões do Património Cultural Imaterial - e a sua transmissão às gerações mais novas.

O Clube UNESCO Memoriamedia está a equipar um centro de documentação onde podem ser consultadas publicações relacionadas com o Património Cultural Imaterial em livro, vídeo e áudio.

O Pintar e Cantar os Reis no concelho de Alenquer. Exposição com vídeo, fotos e imagens sobre esta tradição que se realiza anualmente na noite de 5 para 6 de janeiro.

O que é o Património Cultural Imaterial (PCI) e como salvaguardá-lo?

Exposição - O Património Cultural Imaterial em Portugal, da Comissão Nacional da UNESCO, sobre as manifestações PCI portuguesas que estão presentes nas listas de salvaguarda da UNESCO.