Inventário PCI
Beja
“Os Condes de Boavista”- Um conde pequeno em tamanho, mas grande em audácia convence militares a não guerrear.
Idalina Cocito; St. Clara de Louredo; Ano de nascimento: 1938; Concelho de Beja.
Registo 2010.
Transcrição
(…) Aqui os Condes da Boavista... Era um homem pequenino (...) e era o que mandava nas forças da região. (…) Havia um quartel (…) este quartel que é onde é agora aquela pousada (…) [de] São Francisco - era um quartel regional - e era o do castelo, que era outro quartel. Ali (…) os militares guerreavam uns com os outros e eles vinham pra(1) fazer guerra. (…) Vinham os do castelo pra cá e iam estes par’(2) lá...Pronto… Assim [une as mãos - juntavam-se].
E (…) o moço (…) viu e disse assim:
- Alto! Na’(3) me importo que vocês façam guerra. (…) Mas... Eu sou um homem pequeno, mas soi ... Na’ sei o que é que vocês fazem antes ou depois…
Apartaram-se e não fizeram já guerra, por causa qu’ele(4) pediu. (…)
Idalina Cacito, Beja, Abril de 2010
Glossário:
(1) Pra –“para” (redução da preposição “para”, sua forma sincopada,usadano registo popular, informal - reprodução da pronúncia).
(2) Par’ -para (abreviatura oral, de uso informal e coloquial).
(3) Na’ – “não” (pronuncia popular, uso coloquial).
(4) Qu’ele - que ele (pronúncia popular).
Referências bibliográficas e recursos online utilizados no glossário:http://alfclul.clul.ul.pt/clulsite/DRA/resources/DRA.pdf; http://aulete.uol.com.br; http://ciberduvidas.sapo.pt; http://www.infopedia.pt; http://www.priberam.pt;
Caraterização
Identificação
Contexto de produção
Contexto territorial
Contexto temporal
Património associado
Contexto de transmissão
Contadores de histórias que participam em iniciativas do Município de Beja. São convidados na iniciativa Palavras Andarilhas. Vão a escolas, lares e bibliotecas.