Inventário PCI
Vimioso
"O vitelo e a bruxa" - Sobre uma suposta bruxa que lança um feitiço maléfico sobre um vitelo e que o quebra por ameaça do dono…
Maria Silvino, 1924. Vimioso
Registo 2010.
História de Bruxas
Transcrição
[O vitelo e a bruxa]
Não sei se ouviu falar no tio(1) Santos, que o matou… (…) Parou-le(2) uma vaca, no lameiro(3). E vinha por aí com o vitelo, ou vitelo ou que era, em cima da égua. Ele e o vitelo. E a vaca vinha por trás. E passou ao pé da tal, da tal costureira que estava na varanda a costurar (e também traziam por bruxa!)
O rapaz chegou a casa, botou(4) o vitelo pra que mamasse na vaca… E disse:
- Foi aquela égua que mo embruxou(5)!
Foi-se lá a casa, disse: - Se não mamou o vitelo! *Sua isto, sua aquilo*(6), já te mato!
- Ah, filho, vai pra casa que o vitelo há-de mamar.
Chegou a casa, já estava o vitelo… (…) Também foi verdade essa!»
Maria Augusta Silvino Martins, Campo de Víboras (Vimioso), Outubro de 2010
Glossário:
(1) Tio – forma de tratamento que, em Portugal e sobretudo na província, no campo, é usada para homens de certa idade e de condição modesta.
(2) Le – “lhe” (pronome, registo popular e modo informal).
(3) Lameiro – «terra fresca, fertil, abundante de pastagem. Varzea.» Neves, Henrique das. (1897-1899). Glossário de palavras, locuções e anexins. Revista Lusitana,Volume V, Lisboa: Antiga Casa Bertrand, p.226.
(4) Botou – pôs.
(5) Embruxou – enfeitiçou, fez bruxaria contra.
(6) Sua isto, sua aquilo – maltratou verbalmente, injuriou, chamou nomes feios.
Referências bibliográficas e recursos online utilizados no glossário:
Barros, Vítor Fernandes, (2006). Dicionário do Falar de Trás-os-Montes e Alto Douro. Lisboa: Edição Âncora Editora e Edições Colibri, p.254
Barros, Vítor Fernandes, (2010). Dicionário de Falares das Beiras. 1ª. Edição. Lisboa: Âncora Editora e Edições Colibri, p.243
Gomes Pereira, A. (1909). Tradições populares e linguagem de Vila Real. Revista Lusitana, Volume XII. Lisboa: Imprensa Nacional, p.104.
Neves, Henrique das. (1897-1899). Glossário de palavras, locuções e anexins. Revista Lusitana,Volume V, Lisboa: Antiga Casa Bertrand, p.226.
Vasconcelos, José Leite de/Centro de Linguística da Universidade de Lisboa. Dicionário de Regionalismos e Arcaísmos (DRA). p.683.
http://aulete.uol.com.br; http://michaelis.uol.com.br;http://www.infopedia.pt;http://www.mirandadodouro.comhttp://www.priberam.pt
Caraterização
Identificação
Contexto de produção
Contexto territorial
Contexto temporal
Património associado
Transmitidas aos serões, em quotidianos de trabalho e lazer.
Contexto de transmissão
Residentes do concelho de Vimioso que são convidados para iniciativas do Município e Biblioteca de Vimioso. Principais actividades desenvolvidas que estas manifestações culturais:
Sons e Ruralidades em Vimioso
ANAMNESIS - Encontro de Cinema, som e tradição oral.
Feira de artes, ofício e sabores
(ver links em documentação)