Inventário PCI
Peniche
"O Naufrágio" -Relato de um naufrágio a que sobreviveu.
João "Valintum" Farto, Ano de Nascimento 1924, Peniche. Registo 2008/2009
Transcrição
O Naufrágio
[…] como eu estava a trabalhar cá em cima a largar as bolas (as bolas das redes), cá em cima, e estava o Zé Domingos, que Deus tem, a largar o chumbo (lá um outro camarada), a largar o chumbo. Estava a companha toda, cá em cima a trabalhar no largar das redes. Vai um empecilho, a trabalhar à ré à força toda, o barco cuspiu a manga. Como cuspiu a manga, eu vou à casa da máquina… Cuspiu! Mas a gente não sabia o que se passava. Quando acabámos de largar as redes, naquela coisa de largar redes, mesmo com a maré, lá foi andando, lá foi andando… lá largámos as redes assim. Acabámos de largar as redes, fui à casa das máquinas, já não tive entrada. Já a água me dava por aqui. Lá foi para o fundo do mar da Roca a trinta milhas.
(…)
Fomos salvos, […], fomos salvos pela pérola do Lis, que foi o Chico Campina que salvou a gente. Quando apareceu o Chico Campina, apareceu logo uns sete ou oito barcos, logo ali. Já o barco ia para o fundo. Foi de ré para o fundo. Ainda veio três vezes ao de cima. […] Lá foi para o fundo.
(…)
[…] um barco, o cabo passa por baixo da lancha e virou a lancha! Fiquei eu dentro de água mais outro rapaz. Fomos salvos então os dois. Agarrámo-nos a um remo cada um e depois o Zé Meu Velho, que Deus tem, é que salvou a gente. Calhou passar, salvou a gente.
Caraterização
Identificação
Contexto de produção
Contexto territorial
Contexto temporal
Património associado
Contexto de transmissão
Actividades promovidas pelo Município de Peniche, Biblioteca Municipal e Museu Municipal.
Comunidade piscatória da Peniche.