Inventário PCI
Torres Vedras
"Festas de São João" - Descrição das brincadeiras do São João, desde a decoração das fontes às fogueiras.
Georgino Rodrigues, Ano de nascimento 1948,A-dos-Cunhados, Torres Vedras, Registo 2010.
Transcrição
Festas de São João
Normalmente as festas do São João eram sempre junto à fonte, normalmente a fonte onde iam buscar água – que não havias da companhia, não é? Iam buscar água. E então enfeitava-se a fonte com arcos. Com umas canas faziam-se arcos de flores. Tudo floridinho com flores bonitas, flores do jardim. Enfeitava-se aquilo com rosmaninho e aquilo tudo, era muito bonito. A murta e essas coisas. E então, no outro dia de manhã, era tudo a ir à fonte, porque diziam que a água da fonte estava abençoada – o santo, aquela noite, tinha lá ido abençoar a água – que a fonte, a água, era santa. Por isso iam lá buscar água logo de manhã.
A fogueira estava feita. Finalmente tiravam assim para o lado umas brasas para queimar o rosmaninho. O rosmaninho e o alecrim, que era apanhado no mato. Era, faz de conta, plantas aromáticas. [Eles fumavam os barretes e elas fumavam os aventais. E depois aquele fumo era bom para eles.] Que o santo lhe iria dar sorte, não é? E diziam:
O santo vai-nos dar sorte
E Deus não nos falta com o sacramento até à hora da morte.
Nessa fogueirinha dançava-se, essas danças que a gente esteve aqui a dançar. Dançava-se de roda. Era assim bonito. Os rapazes e raparigas conviviam e dançavam. Os rapazes saltavam as fogueiras ainda acesas. Passavam de um lado para o outro, davam um salto de pernas abertas, saltavam para o outro lado. Brincavam assim. [Brincava-se muito.]
Georgino Rodrigues ,2010, Maceira ,Torres Vedras
Caraterização
Identificação
Contexto de produção
Contexto territorial
Contexto temporal
Património associado
Contexto de transmissão
Encontros em festas e actividades promovidas pelo Município e Junta de Freguesia