Inventário PCI
Torres Vedras
"Brincadeiras de Carnaval"- Sobre as brincadeiras típicas do Carnaval.
Júlia Luís, Ano de nascimento 1942, Maceira, Torres Vedras, Registo 2010.
Transcrição
Brincadeiras de Carnaval
Eu gostava muito do Entrudo. Eu arranjava bonecas e ia pôr nas camas das minhas irmãs. Arranjava biquinhos de tojo, punha por baixo do lençol… Elas, coitadas, deitavam-se… Saltavam mais depressa do que o que se deitavam! E depois diziam logo assim:
- Foi a Júlia. Foi ela!
Mas eu adorava fazer isso. Adorava fazer isso porque eu não estava a ver, mas sabia o que é que se passava. Já viu o que é o biquinho do tojo, ali de baixo do lençolinho?
[O Entrudo realmente era engraçado. Era um período de divertimento que as pessoas tinham. Não é como hoje – hoje vai tudo para Torres e o Entrudo que há nas outras terras que não são Torres… Isso praticamente acabou nas aldeias. Mas havia; os rapazes divertiam-se muito.
Por exemplo, lá na minha terra havia lá este tal senhor, que é o Lagarto. Era muito assanhado. Ele, se lhe fizessem alguma coisa, ficava levado do raio, ficava todo irritado, ficava todo assanhado! E um dia, eles encheram um boneco – um boneco de palha. E encostaram o boneco à porta da cozinha, de noite. Ele de manhã levantou-se para sair para a rua, cai-lhe o boneco em cima! O homem gritava… Lá se assustou, pensava que era mesmo um homem e afinal… Quando ele viu que era um boneco de palha… Mas depois ficou todo contente, que ele não tinha palha para os coelhos e ainda serviu para pôr na cama dos coelhos!]
Júlia Luís , Torres Vedras, Registo 2010.
Caraterização
Identificação
Contexto de produção
Contexto territorial
Contexto temporal
Património associado
Contexto de transmissão
Encontros em festas e actividades promovidas pelo Município e Junta de Freguesia