Inventário PCI
Sobral de Monte Agraço
"O tesouro"- O tesouro que os soldados franceses enterraram em Fetais e que até hoje ainda ninguém conseguiu descobrir.
Delfina Cunha, Ano de nascimento 1938, Fetais, Sobral de Monte Agraço.
Transcrição
O tesouro
Os franceses pilharam o que puderam. E então, quando chegaram a Fetais, ao pinhal, tinham um coiro de boi cheio de ouro, moedas de ouro – ouro, ouro que as pessoas usavam! Moedas de ouro, moedas de prata, coisas que eles roubavam nas igrejas… E então esse couro de boi estava atado e fizeram um buraco no pinhal e enterraram esse couro de boi, na ideia de depois, quando acabasse a invasão, ou que eles ganhassem as invasões, que eles conquistassem Portugal, ou que eles pudessem um dia reaver o tesouro, pregaram dois pregos – ou três ou quatro ou cinco ou seis, não sei quantos foi, o meu avô contava que era dois – no pinheiro aonde estava enterrado o tesouro.
Ora, isto foi em 1810. O senhor, dono do pinhal, que era o senhor José Martinho, vendia pinheiros às pessoas que vinham para comprar pinheiros. Um ia comprar um pinheiro ali, outro ia comprar um pinheiro acolá… Mesmo que eles cortassem o pinheiro, que cortassem os pregos, eles nunca tinham a noção exacta de onde aquele pinheiro tinha sido cortado! E depois, nessa época, depois dos franceses irem embora, acho que andou muita gente no pinhal à procura do tesouro, a cavar, a cavar, a cavar. Se fosse hoje, que já há detectores de metais, seria mais possível eles encontrarem o tesouro!
Depois há outra versão sobre o tesouro que o tesouro estava enterrado entre o Pinhal de Fetais e o Moinho da Formiga. Isso já vai aquase um quilómetro de lonjura. Tinham que escavar caminhos e terras e o diabo a catorze para encontrar o tesouro! E até hoje o tesouro está e ninguém sabe aonde.
Caraterização
Identificação
Contexto de produção
Contexto territorial
Contexto temporal
Património associado
Contexto de transmissão
Em eventos culturais, excursões e actividades organizadas pela junta de freguesia ou município de Sobral de Monte Agraço