Inventário PCI
Relato sobre uma senhora que tem uma capela em casa.
Caso real
Transcrição
- "Aqui numa freguesia que lhe chamam Campos, há uma senhora, ela quase não vê nada, que já há uns anos, já há muitos anos, agora não sei, que à noite que eram ali muitos, muitos carros. E ela ganhava muito porque dentro da propriedade dela fez capela com muitos santos. Cá fora no recinto fez muitas imagens, espalhou por ali, agora já há muito tempo que lá não passo. Mas ainda há pouco me disseram que continua a haver lá muitos carros. Acreditam no que ela diz, no que ela faz.
Eu conheço aquela criatura desde pequena. Ela foi para Lisboa, depois veio. E ela até vê muito mal, ela ia à missa, mas não sei como ela ia, era pertinho. Não sei. Aquela criatura parece que havia um fenómeno qualquer com ela, cega como ela conseguia andar. E creio que ainda continua, que ela agora já estará mais velhota. Vai muita gente lá ver o espetáculo de tantas imagens bonitas e boas que ela lá tem."
- "A gente mal entra na casa parece que se está em Fátima com aqueles cânticos. Tem um gravador com muitos cânticos e altos. E ela lá faz as suas ladainhas, tudo sobre a religião, não fala de outras coisas. E depois manda rezar, manda pôr velas."