Inventário PCI
Relato sobre tradição em que uma cruz é dada a beijar às margens espanholas e portuguesas do rio Minho.
Costumes tradicionais (rituais da páscoa; beijar a cruz sagrada)
Transcrição
- "É bonito, o Lanço da Cruz é bonito. Normalmente é sempre na segunda-feira de Páscoa. Vem o nosso Padre, vai de barco, leva a cruz. Dá a beijar da parte espanhola lá os que estão pela margem espanhola, tudo de barco.
O lançamento para o Padre, pode não haver lampreias, mas elas aparecerem. Normalmente é lampreias sempre, porque a pesca já está [em] fim de época, é proibido, mas depois há uma exceção para meterem lá para o padre, lá para a rede. Lançam-lhe o Lanço da Cruz. Chamam-lhe o Lanço da Cruz porque deitam a rede e o lanço é lançado com a cruz. Depois daquilo, o padre é que atirou: «Olha trouxe duas lampreias! Trouxe três!». Já estavam ali, metem depois para a rede que é para as tirar que é para dizerem que aquilo veio.
Mas é lindo, porque vai muita gente ali à tradição, porque é raro ver assim numa aldeia ou numa vila como a nossa. E a tradição do Lanço da Cruz vai para lá e o Padre espanhol também vem aqui depois à festazita, que é a festa da Senhora da Cabeça e também é beneficiado com o beijamento da cruz aqui na parte portuguesa.
Quem quiser beijar a cruz pode beijar a portuguesa e a espanhola. É tradição por isso.”