Inventário PCI

As FESTAS do IMPÉRIO do DIVINO ESPÍRITO SANTO em ALENQUER

Estas celebrações que integram as festas do Divino Espírito Santo realizam-se durante os cinquenta dias que medeiam o domingo de Páscoa e o domingo do Pentecostes, dia no qual os cristãos comemoram a descida do Espírito Santo (na forma de línguas de fogo) sobre os discípulos e crentes em Jesus Cristo. É também assim que acontece no concelho de Alenquer. Alternadamente, em cada um dos oito domingos que compõem esse período, uma comunidade agenda os principais eventos destas celebrações: as cerimónias religiosas (as missas e procissões), e os bodos (oferendas e dádivas alimentares organizadas em jeito de festa, onde não pode faltar a “sopa do bodo”, os tremoços, o pão e o vinho).

A pesquisa que aqui se apresenta tem como principal objetivo o registo e descrição do estado das Festas do Império do Divino Espírito Santo (FIDES) de Alenquer nas oito comunidades do concelho que as realizaram no ano de 2022: vila de Alenquer; Aldeia Galega (incluindo as localidades de Arneiro, Casais Brancos, Paiol e Vale Benfeito); Aldeia Gavinha; Atalaia; Carregado; Paúla; Pereiro de Palhacana e Ota.

Transcrição

Caraterização

O Espírito Santo é figura central no Cristianismo, parte da Santíssima Trindade, na sua dimensão una e múltipla, onde Deus (Pai), o Filho (Jesus Cristo) e o Espírito Santo são três num só. No Novo Testamento, entre vários episódios decisivos, destaca-se o papel do Espírito Santo, a sua “obra e graça”, na conceção divina de Jesus Cristo; a sua presença em forma de pomba no batismo de Jesus e a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e seguidores de Cristo, cinquenta dias depois da sua Ressurreição e dez dias depois da sua Ascensão.

Na generalidade, as celebrações que integram as festas do Divino Espírito Santo realizam-se durante esses cinquenta dias que medeiam o domingo de Páscoa e o domingo do Pentecostes, dia por excelência dedicado ao Espírito Santo, e no qual os cristãos comemoram o terceiro evento enunciado anteriormente – a descida do Espírito Santo e dos “seus dons” (na forma de línguas de fogo) sobre os que acreditaram em Jesus Cristo. É também assim que acontece no concelho de Alenquer. Alternadamente, em cada um dos oito domingos que compõem esse período, uma comunidade agenda os principais eventos destas celebrações: as cerimónias religiosas (as missas e procissões), e os bodos (oferendas e dádivas alimentares organizadas em jeito de festa, onde não pode faltar a “sopa do bodo”, os tremoços, o pão e o vinho).

No primeiro e último domingo, os festejos de abertura e encerramento das FIDES acontecem sempre em Alenquer. Iniciam com a Entronização das insígnias ? a coroa e o estandarte ? no primeiro fim de semana e terminam com a procissão da luz, a missa, a procissão do Espírito Santo e o bodo no último fim de semana. Entre esse período é definido pelas várias entidades que compõem a Comissão das FIDES o domingo de festejos que calha a cada uma das localidades, conforme a disponibilidade e interesse das comunidades.[2]

O Império do Espírito Santo e toda a doutrinação em torno da terceira entidade da Santíssima Trindade representa assim uma revalidação e uma tentativa de implementação dos ensinamentos originais de Jesus Cristo, em particular, a crença de que somos todos iguais sob o olhar de Deus, não havendo hierarquia social ou económica que se sobreponha a essa doutrina. Valores que corporizam um conjunto de iniciativas baseadas na solidariedade e estruturadas na entreajuda, nomeadamente os antigos hospitais e confrarias do Espírito Santo que tinham essencialmente propósitos caritativos. Esta perspetiva vincula-se ainda aos sete “dons” que são atribuídos ao Culto do Espírito Santo ? “sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus”.

Este motivo caritativo e espiritual, de “contacto” com a “graça divina”, e da “realização do bem” surge no discurso dos praticantes das FIDES de Alenquer como o principal impulsionador do seu envolvimento na organização ou participação nas festas. De referir que a organização do bodo, a dádiva de bens alimentares à população, era, por tradição, uma das formas que aqueles que receberam as “graças” e “dons” do Espírito Santo, tinham para retribuir essa bênção.

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Séculos XIII e XIV

Sendo evidente a referência a Alenquer pela maioria dos estudiosos que realizam ou realizaram pesquisas sobre as confrarias, o culto e as festas do Espírito Santo, especialmente quando enunciam as várias narrativas das suas origens (por exemplo, D. Rodrigo da Cunha, 1642; Frei Manuel da Esperança, 1656; Frei Francisco Brandão, 1672; D. Fernando Correia de Lacerda, 1680; Padre Manoel Fernandes, 1690; Azevedo, 1963; Cortesão, 1980; Lourenço, 2001; Leal, 2017, entre outros), não se conhece porém uma data precisa para a fundação da confraria da igreja do Espírito Santo de Alenquer ou das festas. Existem, contudo, documentos que sugerem a sua existência já no século XIII.

Segundo Lourenço (2001) a albergaria do Espírito Santo de Alenquer “existia, pelo menos, desde o tempo de D. Sancha, filha de D. Sancho I [senhora de Alenquer, falecida em 1229], que criaria no edifício dos Paços da Família Real um albergue para enfermos pobres e peregrinos” (p. 653). A instalação desse hospital nos Paços Reais substituiria as instalações que D. Sancha doou aos frades menores e onde se edificaria mais tarde o Convento de São Francisco (Vale & Ferreira, 1999).

Continuando as referências ao século XIII, é forçoso abordar o artigo que o historiador Rui Pinto Azevedo (1963) redigiu sobre compromissos de confrarias, onde conclui que o “Compromisso da Confraria do Espírito Santo de Benavente”, redigido em latim, é anterior a 1234, e por isso o mais antigo que se conhece. Mas no mesmo artigo o autor refere que “há fortes motivos para supor que as confrarias do Espírito Santo se regularam todas pelos mesmos estatutos” (p. 9) e, citando um texto de Braancamp Freire (1903), fala-nos da notícia de compromissos mais antigos, entre eles o de Santa Maria de Sintra, cujo documento original teria sido exarado em Alenquer em 1217:

“A. BRAAMCAMP FREIRE, Archivo Histórico Portuguez, vol. I (Lisboa,1903) pp. 349?355, dá-nos notícia dos mais antigos compromissos de confrarias de que teve conhecimento:  o de Santa Maria de Sintra, existente em mau traslado no cartório dessa igreja, do qual consta ter o documento original sido exarado em Alenquer no mês de Março da Era de 1255 (ano de Cristo, 1217)” (Azevedo, 1963, pp.10?11).

Ou seja, Alenquer surge mais uma vez como a referência mais antiga da confraria e Rui Pinto Azevedo crê mesmo que, se o compromisso de Santa Maria de Sintra é anterior ao de Benavente e foi lavrado em Alenquer, foi nesta povoação que foi “fundada em data mais remota a confraria do Espírito Santo com estatutos semelhantes aos de Benavente”. Referindo-se depois às festas, acrescenta: “tanto mais que já aí existia ermida da mesma invocação, onde, depois de sofrer obras e ampliações, se celebraram com grande pompa as festas imperiais do Espírito Santo” (1963, p.11).

Do séc. XV ao séc. XIX – do auge à extinção

Percorrendo a evolução do culto e das festas em Alenquer desde o séc. XV até ao séc. XIX, começamos por analisar os dois documentos transcritos por Brás de Araújo de Valadares, já aqui referidos, e que relatam milagres relacionados com a Casa do Espírito Santo.

Primeiro abordamos a transcrição do milagre que, segundo a crença, se deu no séc. XV, no reinado de D. Duarte (1433?1438) e que atesta o imenso prestígio e a vasta dimensão das festas nessa época (Costa, 2014). Este texto começa por evocar a magnificência das festas sublinhando as habituais participações reais e as grandes dádivas alimentares no bodo (dez a doze bois se o rei estava presente, sete bois por norma). O milagre relata a forma como toda esta carne era cozida com água lançada “por uma só vez”, algo impossível de acontecer, a não ser por obra divina. O texto refere que D. Duarte para atestar esta proeza enviou o seu cozinheiro-mor Martim Gonçalves e mais dois ou três cozinheiros em quem este confiava para verem o tempero e o “cozer da dita carne do Espírito Santo” recomendando que não se distraíssem, nem dormissem durante todo o processo. Segundo o relato, eles assim o fizeram acabando por confirmar o milagre. Durante toda a cozedura não havia sido lançada “água nem vinagre mais que uma só vez”.

Descrições antigas falam de outros eventos que demonstravam a fama das festividades da época: danças e folias, toiradas, jogos de destreza, cavalhadas, entre outros. Sobre a cerimónia religiosa encontram-se nas Memórias Paroquiais descrições sobre a saída “de uma função” da Igreja do Espírito Santo até à Igreja do Convento de São Francisco composta pela bandeira da Confraria, músicos, crianças, damas, pessoas nobres, capelão e as insígnias da coroa e da pomba. É ainda descrito um outro festejo que se realizava no “sábado, véspera do dia do Espírito Santo”.

É no séc. XVIII que os registos denunciam o declínio do culto, da casa, da igreja e das festas do Espírito Santo em Alenquer. Com grandes perdas de rendimentos, tanto o funcionamento da Casa como a conservação do património da Confraria ficam em risco, nomeadamente o património edificado. Em 1705, a Rainha D. Catarina envia para a Câmara de Alenquer uma carta que enuncia a decadência do edifício do hospital, sendo “necessário realojar os enfermos pobres, pondo-se então, como hipóteses, transferi-los para o da Misericórdia ou criar um hospital novo. Por 1730 é a igreja que ameaça ruína, sendo então reedificada” (Folgado 2021, p.41). Guilherme Henriques, historiador local, refere que em 1750 as festas já tinham perdido a sua glória primitiva [(1873) (1902) 2002]. Entre outubro e novembro de 1810, a invasão francesa precipita o fim da Casa. “A igreja sofreu bastante dano e as casas contíguas foram incendiadas e quase reduzidas a ruínas, perdendo-se o arquivo” (Costa 2014, p.1). Por fim, a Casa é oficialmente extinta em 1834, sendo os seus bens e rendimentos anexados à Santa Casa da Misericórdia de Alenquer (Folgado 2010, Costa 2014).

A atualidade, a revitalização das festas

Durante todo o séc. XX, e após mais de 150 anos de interrupção, existe ainda o registo da celebração das festas do Espírito Santo na vila de Alenquer a 19 de maio de 1945. Segundo Francisco Câncio (1956), por iniciativa da Junta da Província da Estremadura organizou-se naquela data uma “recriação” dos festejos à imagem do que teriam sido no séc. XVII (pp. 221–222), uma espécie de “cortejo”, ou “recriação histórica” das celebrações.

Isto não quer dizer que o culto não se tenha realizado de forma mais discreta em várias localidades do concelho, como veremos mais adiante que aconteceu, por exemplo, na Ota ou em várias aldeias da freguesia de Aldeia Galega da Merceana (onde existem testemunhos das festas nos anos 30 e até mais recentemente, após o 25 de abril de 1974, em Casais Brancos). Mesmo na vila de Alenquer a celebração do Pentecostes, dia por excelência do Espírito Santo, foi sempre uma data muito celebrada.

Para além do esplendor das FIDES na vila de Alenquer, são evidentes vestígios da presença de confrarias e casas do Espírito Santo em diversas terras do concelho, nomeadamente os antigos locais de culto como, por exemplo: as capelas do Espírito Santo de Aldeia Gavinha, Aldeia Galega, Arneiro, Atalaia, Paúla, Pereiro de Palhacana e a Igreja do Divino Espírito Santo da Ota.[1]

É, contudo, no início do séc. XXI que se inaugura, no concelho, um processo de revitalização das festas do Espírito Santo de Alenquer. Conforme refere o historiador Filipe Rogeiro (2022),[2] a recuperação das celebrações era um assunto recorrente entre representantes de várias entidades locais e entre diversos curiosos da história local – membros de associações, de paróquias, políticos, Câmara Municipal, Misericórdia, entre outros. Mas terá sido em 2000, quando o Cardeal D. Manuel Clemente (então Bispo Auxiliar de Lisboa) assumiu a responsabilidade pastoral pela região onde Alenquer se insere, que essa vontade foi veemente defendida, tendo sido decisivo quer o incentivo do Cardeal junto do pároco de Alenquer ? o Padre José Eduardo Martins ?, quer o entusiasmo do próprio pároco (que na altura era também o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Alenquer). Importante foi ainda o interesse e a disponibilidade do então vereador da Câmara Municipal de Alenquer, Luís Rema, (2022)[3] para consubstanciar esse processo.

Sobre o envolvimento da Câmara Municipal de Alenquer na promoção e salvaguarda das Festas, Rui Costa (2022),[4] Vereador da Cultura, realça o papel do Congresso Internacional do Espírito Santo organizado em 2016. Refere que “depois de dois anos de intenso trabalho a Câmara Municipal de Alenquer, como resultado de um estreito trabalho de parceria com a Confraria da Rainha Santa Isabel de Coimbra e várias instituições científicas nacionais e internacionais, organizou durante sete dias em Coimbra, Lisboa e Alenquer o Congresso Internacional do Espírito Santo, um momento de extrema importância para o concelho e que se revelou um espaço de encontro fraterno e de partilha”. De acordo com o autarca, este evento permitiu promover a pesquisa e a investigação em torno do culto e das Festas do Espírito Santo e “deu a conhecer ao mundo ‘Alenquer’ enquanto berço das referidas festividades e, do ponto de vista da cultura popular, como se vivem e se recriam as tradições do Espírito Santo, nas comunidades nacionais e internacionais da diáspora portuguesa”.

Identificação

Práticas sociais, rituais e eventos festivos
Festividades cíclicas Rituais colectivos
Festas do Divino Espírito Santo em Alenquer (FIDES)
Irmandades do Espírito Santo em Alenquer

Contexto de produção

Irmandades do Espírito Santo em Alenquer, Câmara Municipal de Alenquer
Irmandades do Espírito Santo em Alenquer, Câmara Municipal de Alenquer

Contexto territorial

Alenquer
Alenquer
Lisboa
Portugal

Contexto temporal

2022
Anual

Património associado

Coroas dos imperadores das festas do Espírito Santo; bandeiras; outros.

A representação iconográfica do culto é vasta pois remete para a diversidade das celebrações a ele dedicadas. Em Alenquer encontram-se as referências ao vento, à luz, ao fogo, à água, sendo muitas vezes representado pela pomba. As principais insígnias são a coroa e o estandarte ou bandeira (ambos adornados com a pomba), o que, junto com a denominação de “Império” tantas vezes associada à designação das festas, parece referenciar rituais monárquicos[3] e uma “linguagem do poder” (Leal, 2017), aspeto que o Diácono Duarte João (2022),[4] da Paróquia de Alenquer, interpreta do seguinte modo:

“A coroa é sempre um símbolo da realeza, portanto a coroa aqui significa que o Espírito Santo deve reinar (…). [Mas] não estamos aqui a colocar o religioso a dominar o mundo, não é disso que se trata. O Espírito Santo personifica tudo o que é o bem, o amor, a paz, a fraternidade, a solidariedade, a entreajuda. Portanto, estes valores devem reinar! É isso que a coroa significa. Depois a bandeira (…) ? o lema [das FIDES de Alenquer] é ‘O Espírito sopra onde quer’ ?, uma das maneiras de representar o Espírito, que por natureza é invisível, é o vento. Portanto aquela bandeira quando vem na procissão desfraldada e agitada pelo vento, quer dizer isso mesmo, quer sublinhar o significado e a importância deste lema. O Espírito não conhece fronteiras, nem a Igreja tem mão nele. O Espírito é aberto, toca onde quer!”.

Para além de cada localidade seguir um “guião” dos festejos ? que inclui sempre as cerimónias religiosas e o bodo ? conforme o contexto geográfico, é possível encontrar pequenas variações na composição dos rituais. Por exemplo na Atalaia estão espalhados pelo percurso da procissão inscrições sobre o significado do culto. Também nessa aldeia os “dons” desfilam num único quadro de onde saem sete fitas vermelhas seguras por crianças. Já na Paúla, por exemplo, os “dons”, também transportados por crianças, desfilam em sete quadros diferentes.

 

Contexto de transmissão

Estado da transmissão
Descrição da transmissão
Agentes de tramissão
Idioma

Equipa

Transcrição
Registo vídeo / audio
José Barbieri
Entrevista
Filomena Sousa
Inventário PCI - Memoria Imaterial CRL