Designação: | Romeiros de Vila Boim - Feira de S. Mateus, Elvas. |
Freguesia: | União das Freguesias de Terrugem e Vila Boim |
Concelho: | Elvas |
Distrito: | Portalegre |
Data de recolha: |
2013 |
|
Inventário PCI
Romeiros de Vila Boim - São Mateus
Romaria feita pelos Romeiros de Vila Boim ao Senhor da Piedade em Elvas durante a Feira de São Mateus.
Foi entre meados do século XIX e meados do Século XX que a Romaria ao Senhor da Piedade se caraterizava como uma prática expressiva das populações locais de Elvas e dos concelhos vizinhos. Nas últimas três décadas deixou de se realizar . A partir de 2006 os romeiros de Vila Boim resolveram revitalizar esta prática.
No dia 20 de Setembro os Romeiros juntam-se em Vila Boim e depois da bênção das carroças partem para a Feira de São Mateus, para o local de acampamento junto ao Santuário do Senhor Jesus da Piedade, em Elvas. Ainda de manhã fazem um desfile nas ruas de Elvas e à tarde, antes de iniciar a Procissão dos Pendões, desfilam pela Avenida da Piedade até ao recinto da Feira.
Registo:União das Freguesias de Terrugem e Vila Boim, concelho de Elvas 2013.
Transcrição
Caraterização
Romeiros de Vila Boim - São Mateus
No dia 20 de Setembro, os Romeiros deslocam-se para Elvas de carroça puxada a cavalo, mula ou burro (os chamados churriões ). Os animais vão enfeitados e a maioria das carroças, para servir de abrigo onde se possa pernoitar, tem um toldo, cortinas e mantas alentejanas.
Antigamente os romeiros ficavam acampados durante todo o período da romaria, atualmente, no final do dia, voltam para casa. Só ficam no acampamento, até ao domingo da semana seguinte, algumas pessoas responsáveis por tomar conta das carroças e de alguns animais que ficam em exposição.
Início e descrição da Romaria
Os Romeiros juntam-se em Vila Boim e, depois da bênção (pelas 9h30), partem para a Feira de São Mateus junto ao Santuário de Jesus da Piedade.
Na frente da romaria vai a carroça que leva o estandarte dos Romeiros de Vila Boim, seguem-se as outras carroças (cerca de 20) e diversos cavaleiros. A meio do percurso, junto do Varchotel, os romeiros fazem uma paragem para comerem as suas merendas e para os animais descansarem. Seguem depois o seu destino e, ainda de manhã (pelas 11h), fazem um desfile pelas ruas de Elvas distribuindo rebuçados pelas crianças.
Ler mais - ver texto completo no Documento PDF abaixo
Foi entre meados do século XIX e meados do Século XX que a Romaria ao Senhor da Piedade se caraterizava como uma prática expressiva das populações locais de Elvas e dos concelhos vizinhos. Nas últimas três décadas deixou de se realizar. A partir de 2006 os romeiros de Vila Boim resolveram revitalizar esta prática.
A Associação dos Romeiros de Vila Boim começou a sua atividade em 2006, mas está legalmente constituída desde 2009. Para pertencer aos Romeiros os candidatos têm de ser propostos por um sócio, depois, anualmente, durante a missa campal de Maio, cada candidato ganha um padrinho. Esse padrinho, num ritual de aceitação do Romeiro, coloca o lenço vermelho à volta do pescoço do candidato.
Identificação
Contexto de produção
Os direitos coletivos são de tipo consuetudinário - comunidade local.
Associação dos Romeiros de Vila Boim
Os direitos coletivos são de tipo consuetudinário - comunidade local.
Associação dos Romeiros de Vila Boim
A preparação antecipada da Romaria permite à Associação envolver os Romeiros e Amigos dos Romeiros na organização e participação da mesma.
A Associação de Romeiros de Vila Boim e Amigos do Romeiros refere que o número de romeiros tem aumentado nos últimos anos. Não são identificados riscos e ameaças.
Contexto territorial
Contexto temporal
Património associado
Procissão dos Pendões
Feira de São Mateus
Procissão do Regresso dos Pendões
Carroças - "churriões".
Não se aplica
Contexto de transmissão
Associação dos Romeiros de Vila Boim