Romeiros de Vila Boim - São Mateus
No dia 20 de Setembro, os Romeiros deslocam-se para Elvas de carroça puxada a cavalo, mula ou burro (os chamados churriões ). Os animais vão enfeitados e a maioria das carroças, para servir de abrigo onde se possa pernoitar, tem um toldo, cortinas e mantas alentejanas.
Antigamente os romeiros ficavam acampados durante todo o período da romaria, atualmente, no final do dia, voltam para casa. Só ficam no acampamento, até ao domingo da semana seguinte, algumas pessoas responsáveis por tomar conta das carroças e de alguns animais que ficam em exposição.
Início e descrição da Romaria
Os Romeiros juntam-se em Vila Boim e, depois da bênção (pelas 9h30), partem para a Feira de São Mateus junto ao Santuário de Jesus da Piedade.
Na frente da romaria vai a carroça que leva o estandarte dos Romeiros de Vila Boim, seguem-se as outras carroças (cerca de 20) e diversos cavaleiros. A meio do percurso, junto do Varchotel, os romeiros fazem uma paragem para comerem as suas merendas e para os animais descansarem. Seguem depois o seu destino e, ainda de manhã (pelas 11h), fazem um desfile pelas ruas de Elvas distribuindo rebuçados pelas crianças.
Ler mais - ver texto completo no Documento PDF abaixo