Designação: Procissão dos Ramos
Freguesia: Vila Boim
Concelho: Elvas
Distrito: Portalegre
Data de recolha:
03-2013

 

 

Inventário PCI

Procissão dos Ramos, Vila Boim, Elvas

PROCISSÃO DOS RAMOS em Vila Boim, Elvas

A bênção e Procissão dos Ramos faz parte da celebração da Semana Santa de Vila Boim que começa na manhã de Domingo de Ramos com esta celebração religiosa (bênção e Procissão dos Ramos) seguindo-se a Procissão dos Passos no mesmo Domingo à tarde e o Enterro do Senhor na Sexta-feira Santa, à noite. As celebrações são organizadas pela Comissão dos Passos .

Registo:Vila Boim, concelho de Elvas, 2013.

Transcrição

Caraterização

No domingo de Ramos, às 9.30 horas, tem lugar a bênção dos Ramos (com alecrim, ramos de oliveira, espigas de trigo, papoilas e outras plantas) na igreja de São Francisco, seguindo-se a Procissão dos Ramos, percorrendo as ruas habituais (Rua de Elvas e Rua de Vila Viçosa) com destino à Igreja Matriz, onde se realiza a missa.

A bênção dos Ramos realiza-se dentro da Igreja, antes da saída da procissão: cada uma das pessoas presentes levanta o seu ramo que é benzido pelo Padre que vai percorrendo a Igreja, primeiro espalhando incenso e depois lançando a água benta.

Estes ramos são benzidos no início da Quaresma e guardados pelas pessoas durante todo o ano, como sinal da sua devoção. Tradicionalmente fazem uma cruz em pau ou em cana onde atam o ramo benzido, esta é colocada num terreno, no quintal ou guardada em casa.

O ramo benzido serve para enfrentar acontecimentos negativos, de aflição, de dor, como uma doença, uma tempestade, uma trovoada, e nessa altura deve ser queimado, implorando-se a misericórdia de Deus.

A procissão é simples, com poucos elementos, organizando-se em dois  filas laterais - os cordões - formadas pela população, seguindo no centro o Padre que também transporta um ramo. Seguem pelas ruas de Vila Boim com orações e cânticos.

 

A origem da Procissão dos Ramos é secular, sendo possível encontrar três gerações de residentes da Vila Boim que recordam a existência desta procissão desde que tem memória, mas ninguém sabe qual a data da origem.

Significado: Renovar aquilo que um dia há mais de 2000 anos em Jerusalém se realizou: uma entrada triunfante, alegre, calorosa que o povo teve com Jesus devido aos milagres que ele realizava. Aclamaram o Senhor com ramos de oliveiras ao longo do caminho dizendo: Bendito o que vem em nome do senhor . (Padre Carlos António, Vila Boim, 2013)

(em construção)

Identificação

Práticas sociais, rituais e eventos festivos
Festividades cíclicas
Procissão dos Ramos
Comissão dos Passos de Vila Boim. Residentes em Vila Boim
Não se aplica

Contexto de produção

Comissão dos Passos de Vila Boim. Residentes em Vila Boim
A actual Comissão está no activo há cerca de 40 anos. A origem da celebração não está datada.

Os direitos coletivos são de tipo consuetudinário - comunidade local.

Elementos da Procissão - Comissão dos Passos de Vila Boim. Igreja

Os direitos coletivos são de tipo consuetudinário - comunidade local.

Elementos da Procissão - Comissão dos Passos de Vila Boim. Igreja

Preparação antecipada da Procissão, o que permite à "Comissão dos Passos" envolver a comunidade na organização da mesma.

A procissão tem mantido a sua forma tradicional ao longo dos anos e várias gerações estão envolvidas na organização da mesma. A comunidade não considera a celebração em risco ou ameaçada, a transmissão geracional dos conhecimentos e práticas encontra-se atualmente assegurada pela "Comissão dos Passos".

Contexto territorial

Vila Boim
Vila Boim
Elvas
Portalegre
Portugal

Contexto temporal

2013
Anual, Páscoa - Domingo dos Ramos

Património associado

Procissão dos Passos, Decoração dos Passos com flores, Enterro do Senhor - manifestações realizadas na celebração da Semana Santa de Vila Boim.

Património Material Imóvel: Igreja Matriz; Igreja de São Francisco. Património Cultural Imaterial Móvel: elementos da Procissão - >Lanternas.

Campos onde se apanham os ramos (alecrim, ramos de oliveira, papoilas e outras plantas)

Contexto de transmissão

Estado da transmissão
activa
Descrição da transmissão
Agentes de tramissão

Comissão dos Passos de Vila Boim; Residentes de Vila Boim.

Idioma
Português

Equipa

Transcrição
Registo vídeo / audio
José Barbieri
Entrevista
Filomena Sousa
Inventário PCI - Memoria Imaterial CRL