A Procissão dos Passos faz parte da celebração da Semana Santa de Vila Boim, concelho de Elvas, que começa na manhã de Domingo de Ramos com a bênção e Procissão dos Ramos, prosseguindo com a Procissão dos Passos no mesmo Domingo à tarde e o Enterro do Senhor na Sexta-feira Santa, à noite. As celebrações são organizadas pela “Comissão dos Passos de Vila Boim” associada à Igreja de São Francisco, Igreja Matriz, famílias e outros residentes de Vila Boim.
A Procissão dos Passos realiza-se na tarde de Domingo de Ramos em Vila Boim. Retrata o percurso de Cristo até à crucificação. Os cinco Passos são metáforas das chagas de Cristo e a representação de 5 dos 14 Passos da Paixão de Cristo ao longo da Via Sacra. Os Passos são representados em pequenas capelas existentes nas ruas de Vila Boim que são decoradas com motivos alusivos à cerimónia em tapetes desenhados com flores.
Os momentos mais marcantes da procissão são: os cânticos da Verónica (na Igreja de São Francisco, na Igreja Matriz e em todos os Passos) e o sermão realizado junto ao Passo 3, momento do encontro do Senhor dos Passos com a Nossa Senhora das Dores - sermão que enuncia e homenageia a figura da mãe.
Esta celebração começa a ser organizada alguns meses antes (cerca de dois meses antes), com a idealização do desenho para decorar os Passos e os ensaios da Verónica; as paredes dos Passos são pintadas duas semanas antes da procissão; no sábado que antecede a procissão apanha-se o rosmaninho selvagem para decorar a entrada das igrejas e dos Passos; os Passos são decorados; os Santos são vestidos e, nessa noite, o Senhor dos Passos é levado em procissão da Igreja de São Francisco pela Rua do Castelo até à Igreja Matriz. Nossa Senhora das Dores e São João Evangelista ficam na Igreja de São Francisco.
Ler mais – ver texto completo no Documento PDF abaixo