Memoria Imaterial CRL
Instituto de Estudos de Literatura e Tradição - patrimónios, artes e culturas

M E M O R I A M E D I A

e-Museu do Património Cultural Imaterial

Edição digitalizada

Os modernos meios informáticos permitem-nos hoje o tratamento dos textos, colocando à disposição do leitor a página tal qual ela se apresenta no original, sem a dificuldade de ter de passar pelo estudo de um primeiro leitor. Podemos assim apresentar,  fielmente,  todas  as  características  gráficas  do  texto  renunciando, obviamente, a qualquer esforço reconstrutivo ou interpretativo.

Esta edição destina-se sobretudo a linguistas, que encontrarão, dependendo de cada texto, abundantes exemplos de mirandesismos, de formas gráficas antigas, populares, regionais. Ou seja, testemunhos autênticos que nos poderão ajudar a traçar os caminhos e as andanças destes textos, desde a sua origem até à actualidade.

A existência, no Arquivo de António Mourinho, de diferentes exemplares de cada texto obriga-nos à selecção do exemplar a digitalizar. Na maioria dos casos, contudo, os diferentes exemplares são cópias uns dos outros, obtidos quer através de fotocópia quer através de papel químico. Por isso, disponibilizaremos o texto que terá servido de base às outras cópias, indicando também a existência destas outras versões.