Designação: | Ronca de Elvas, produzida por Luís Pedras assistido por Domingos Arraia |
Freguesia: | Alcáçova e Assunção |
Concelho: | Elvas |
Distrito: | Portalegre |
Data de recolha: |
2013 |
A Ronca é o instrumento musical que acompanha os cantos de Natal em Elvas. Membranofone de fricção constituído por uma estrutura cilíndrica com uma pele esticada numa das aberturas. É percutido por uma cana fixada no centro da membrana. O executante, com a mão molhada, fricciona a cana fazendo vibrar a pele e produzir um ronco. Existe, com muitas designações (Ronca, Zamburra, Zambomba...), na Europa, África e América do Sul. Origem não identificada. Ronca de Elvas Luís Pedras é, atualmente, o único artesão em Elvas a manter o fabrico de Roncas, numa cidade que já teve uma comunidade de oleiros e ceramistas (ainda existe a rua dos Oleiros). Foi introduzido na profissão de oleiro através de formações em cerâmica. A Ronca é o instrumento musical que acompanha os cantos de Natal em Elvas. Os homens juntam-se nos espaços públicos em grupos informais. Cada um traz a sua Ronca. Tocam em conjunto e cantam à vez, improvisando sobre uma base poética tradicional. Em Elvas, as Roncas guardam-se em casa e só são usadas perto do natal. As Roncas não se emprestam é um provérbio de Elvas que avisa quem empresta a sua ronca de que corre o risco que a devolvam danificada e imprópria para os cantes de natal. O Fabrico Cerâmica Prepara-se a Péla , pedaço de barro limpo, bem decantado, selecionado pela sua elasticidade, amassando até estar pronto para ser trabalhado. O barro era tradicionalmente extraído do Barreiro do Monte de Alcobaça, perto de Elvas. Hoje é adquirido comercialmente. Leva-se a Péla para a roda de oleiro, onde, com as mãos e a ajuda da cana d oleiro, se molda o recipiente de barro que serve de caixa-de-ressonância ao instrumento. Este recipiente tem uma forma de base cilíndrica com as duas extremidades abertas. Numa das extremidades molda-se um rebordo, que ajudará a manter a membrana fixa. Este recipiente tem uma forma mais abaulada (feminina) ou mais direita (masculina) por escolha do artesão. O interior do recipiente é estriado para melhorar a qualidade sonora. A parede exterior é marcada por uma sequência de desenhos feitos com a ponta da cana de oleiro no barro fresco, enquanto o objeto gira na roda. Os desenhos imprimem a marca decorativa distintiva do artesão. Uma vez moldado, o recipiente é deixado a secar até estar pronto para a cozedura em forno. No forno, o barro é cozido numa lenta sequência ascendente de temperaturas. O forno é o juiz , diz Luís, realçando que a presença de pequenos defeitos no barro (como bolhas de água) marcarão as peças. Aos 300ºc a água começa a libertar-se do barro. Aos 600ºc o barro seca. A partir dos 900ºc termina a primeira cozedura do barro (Chacota) e inicia-se a segunda cozedura (Vidragem) que torna a peça impermeável e lhe dá a sonoridade. Este artesão fixa a temperatura final do forno (elétrico) em 1009ºc e aconselha que a sequência descendente da temperatura deve ser feita também lentamente para evitar problemas nas cozeduras das peças. Ler mais - ver texto completo no Documento PDF abaixo "Das nove horas até à meia-noite de Natal percorrem as ruas da cidade diferentes grupos de homens do povo, cantando em altas vozes, em coro, e núm rhytmo e entoação especial, trovas ao Menino Jesus, acompanhadas pelo som àspero da ronca: alcatruz de nora, ou panella de barro, a cujo bocal se adapta uma membrana, ou pelle de bexiga, atravessada por um pau encerado, pelo qual se corre a mão com força para produzir um som rouco. Somente pelo Natal é este instrumento ouvido." PIRES, António Thomaz . "A noite de Natal, o Ano Bom e os Santos Reis in Estudos e notas elvenses. António Torres de Carvalho. Elvas, 1923 ( 2ª ed.). Este instrumento encontra-se em diversas comunidades, na Europa, África e América do Sul. Origem não identificada. Luís Pedras - sobre as peças que cria. Os direitos coletivos são de tipo consuetudinário - comunidade local. Luís Pedras - sobre as peças que cria. Os direitos coletivos são de tipo consuetudinário - comunidade local. Não estão em execução acções de salvaguarda. Luís Pedras é referido como o único produtor de roncas da região. Cantes de Natal em Elvas (Cante ao Menino) A Ronca é um instrumento musical. Não se aplica Luís Pedras e comunidade de Elvas que participa nos Cantes de Natal (Cante ao Menino)
Inventário PCI
Transcrição
Caraterização
Identificação
Contexto de produção
Contexto territorial
Contexto temporal
Património associado
Contexto de transmissão
Equipa