Memoria Imaterial CRL
Instituto de Estudos de Literatura e Tradição - patrimónios, artes e culturas

M E M O R I A M E D I A

e-Museu do Património Cultural Imaterial

Introdução e ficha técnica

 Os Gestos dos Sabores
Introdução à série de documentários "Os gestos dos Sabores", realizados por "AS IDADES DOS SABORES – Associação para o Estudo e Promoção das Artes Culinárias".

Estas são imagens do nosso património gastronómico, entendido como recurso valioso para a reconstrução e valorização de sociedades rurais, e como factor dinâmico de desenvolvimento territorial . Escolhemos, no presente, um passado em vias de se perder, dando-lhe um sentido e abrindo perspectivas para o futuro. Procurámos refazer laços quebrados entre uma nova sociedade e aqueles que produzem bens preciosos,… deliciosos.., e zelam pela sua qualidade. Abrimos um debate para dar voz às inquietações, dúvidas e desejos dos que nos ajudam a preservar a nossa identidade e nela buscam soluções para o futuro. Foi com eles que aprendemos e vivemos momentos mágicos… É para eles que vai toda a nossa admiração e o nosso muito obrigada. A História não os esquecerá!
 

 Nota de Apresentação

AS IDADES DOS SABORES – Associação para o Estudo e Promoção das Artes Culinárias, criada em 6 de Dezembro de 2001, por escritura oficial publicada em Diário da República nº 35, de 11 de Fevereiro de 2002 – IIIª Série, é uma associação privada, de âmbito nacional que resultou da iniciativa de um grupo de pessoas que partilhando o princípio, hoje adquirido, de que a gastronomia e as artes culinárias a ela associadas são parte do património cultural dos países, pretendem desenvolver acções que assegurem o seu estudo, salvaguarda e desenvolvimento.

Objectivos

A Associação tem como Objectivo criar as infra-estruturas que promovam em Portugal a investigação sistemática das matérias relacionadas com o conhecimento e preservação da história, da cultura material e das tradições relativas às artes culinárias e da mesa.

Pretende-se que estes objectivos, sempre que possível, se desenvolvam em estreita relação com entidades públicas ou privadas, com quem se estabelecerão protocolos de cooperação mútua.
Associados

Os nossos associados são pessoas que, com formações e carreiras profissionais diversas, cobrindo horizontes que vão da antropologia à gestão, têm em comum a crença de que este projecto poderá contribuir para o desenvolvimento do país pela sua capacidade de influenciar iniciativas em diferentes áreas como a cultura, o turismo e outras, e, consequentemente, o emprego e a economia.

A sua experiência na concepção, gestão e acompanhamento de projectos nas mais diversas áreas é um garante da prossecução dos objectivos definidos para a Associação.
Actividades

Para cumprir os objectivos já enunciados, a Associação desenvolve actividades que se podem classificar em quatro grupos principais.

Os dois primeiros, que se considera serem a âncora de todo o projecto, são:

A criação de um Centro de Documentação, integrando, designadamente, uma biblioteca e uma videoteca, que estará aberto a investigadores e outras pessoas interessadas;

A criação de um Museu das Artes Culinárias em Portugal cuja finalidade é proceder ao estudo, conservação e exposição da cultura material e das tradições relativas às artes culinárias, constituindo-se como um ponto de confluência entre estas e os saberes e artes com elas associados.

Mais do que conservar uma colecção, a vocação do museu será de criar contextos explicativos que permitam abordar as artes culinárias sob uma perspectiva social, histórica e económica, lata e abrangente.

Para a concretização destas duas componentes essenciais da sua organização, a Associação dispõe de um conjunto de cerca de 2000 utensílios e outros objectos, bem como de livros e documentação que constituem já um acervo significativo, debatendo-se no entanto com algumas dificuldades no que respeita ao espaço necessário para armazenar, organizar e tratar o referido espólio.

Relativamente aos outros dois, têm-se vindo a desenvolver acções de colaboração com diversas entidades, de que se destacam:

A concepção e realização de exposições temáticas, normalmente concebidas de forma modular para que possam adaptar-se a diferentes espaços e realidades locais.

O apoio a eventos de carácter científico, cultural ou promocional, relacionados com produtos, sistemas e práticas alimentares.

Como acima referido, pretende-se que estas actividades se realizem em colaboração com outras entidades de forma a facilitar o desenvolvimento de acções de temática diversa, em zonas diferenciadas do país, e dirigidas a públicos e fins distintos num projecto aberto, dinâmico e interveniente.

Por outro lado, são estas actividades e as condições contratuais a elas inerentes que permitem à Associação angariar os meios financeiros e logísticos necessários para cobrir os seus custos de funcionamento e adquirir e conservar o seu acervo material e documental.

Genérico final com Ficha Técnica

 

 


;

 

 

PCI Livro

PATRIMÓNIO CULTURAL IMATERIAL
MEMORIAMEDIA e-Museu - métodos, técnicas e práticas

+ MEMORIAMEDIA