A procissão do Mandato faz parte das celebrações da Páscoa em Elvas, das quais também fazem parte: a Via Sacra das Senhoras, o Enterro do Senhor e a Procissão da Ressurreição. A Via Sacra dos Homens, ou Procissão do Mandato realiza-se na noite anterior à Sexta-Feira Santa, saindo da Igreja da Misericórdia e visitando outras igrejas da cidade – Igreja de Nossa Senhora das Dores; São Martinho; Santa Maria de Alcáçovas; Domínicas; Nossa Senhora da Assunção; Ordem Terceira de São Francisco; Convento de Santa Clara; São Pedro; São Domingos; São Lourenço; Salvador e termina, de volta, à Igreja da Misericórdia.
É organizada pela Santa Casa da Misericórdia, e tem a particularidade de ser constituída apenas por elementos masculinos. Por isso, é também denominada de “Procissão dos Homens”, dado que são os homens, vestidos com opas pretas, que percorrem as ruas da cidade com grandes pendões, e lanternas. O ‘Mandato’ representa a vida de Jesus antes da última ceia.
A procissão sai da Igreja da Misericórdia e percorre as ruas da cidade, sempre acompanhada apenas pelo som da matraca, visitando outras Igrejas. As igrejas estão ornamentadas e preparadas para a visita, onde o padre que acompanha a Procissão entra, juntamente com os confrades, e diz a mensagem: "Mandatum novum do vobis" ("Um novo mandamento vos dou" - referente ao lava-pés a doze pobres em comemoração do que fez Jesus com os doze Apóstolos na noite da última ceia - cerimónia realizada durante a tarde do mesmo dia).
Em algumas igrejas a maioria das lanternas ficam à porta, enquanto noutras entra toda a procissão saindo por uma outra porta diferente daquela em que entraram.
As pessoas que acompanham a Procissão do Mandato, homens e mulheres, visitam as igrejas e rezam por alma das pessoas falecidas.
Ler mais – ver texto completo no Documento PDF abaixo