• Nome: Bruno Miguel M. Neves Barbas
  • Data de Nascimento: 1981
  • Residência: Portalegre - freguesia de S. Lourenço.
  • Função no Grupo de Cantares: músico e cantor
  • Entrevista: 2010/2/11_ Portalegre_Sede do Grupo de Cantares

"Lembro-me, por exemplo, de uma coisa engraçada. A primeira actuação que eu tive no grupo foi em directo na televisão – só por isso [risos] … Portanto, eu na altura manifestei intenções de vir para cá, vim a um ensaio ou dois e a primeira vez que fui actuar com o grupo foi num daqueles programas que dão durante a manhã. Já não me lembro, não sei se era da Fátima Lopes, acho que era antes da Fátima Lopes… Havia outra, Sofia Alves ou qualquer coisa… Um daqueles programas de manhã e então nós fomos a Lisboa. E a primeira vez que eu actuei pelo Semeador foi em directo num programa de televisão! Só por aí já foi uma experiência marcante!

Mas depois, de resto, as experiências que marcam são, principalmente, o quando se sai de cá, não é? Quando se vai para fora que se leva o grupo todo e se vai para terras longe daqui. Estou a falar de algumas que temos feito recentemente cá no país, umas zonas onde somos muito bem recebidos e onde as pessoas recebem e estão expectantes para verem o que é que nós levamos, não é? E quando as pessoas gostam do que levamos, em termos da música que tocamos, são as experiências mais marcantes.

Fomos a Oliveira de Frades e éramos convidados de um grupo similar. E era um anfiteatro, um cineteatro, que estava completamente cheio e estava completamente cheio de um tipo de público que é um tipo de público que gosta! Porque aquilo era um encontro de grupos deste tipo e, portanto, as pessoas que vão ver. Vão é porque gostam e estão predispostas para este tipo de música, não é? E quando se toca para um público desses e com um ambiente daqueles são experiências que marcam muito e que são realmente muito interessantes. Temos tido algumas, principalmente quando se sai daqui e se leva o que fazemos. É muito bom!"