• Nome: Armindo Martins Santana

  • Ano de nascimento: 1956

  • Residência: Portalegre (freguesia da Sé)

  • Actividade profissional: Funcionário dos CTT

  • Função na Sociedade Musical Euterpe: Anterior maestro e músico

  • Entrevista: 2010/2/10_ Portalegre_Sede da Sociedade Musical

"Em 77 eu fui para a tropa, em 78, mas sempre a cumprir os tais compromissozinhos que a colectividade… Era quase religiosamente! Eu deixei de namorar ao fim-de-semana porque estava na tropa, porque tinha serviços com a banda e ia aos serviços da banda e depois vinha e depois, quando vinha da banda, ainda ia lá… E depois disso, fins-de-semana daqueles que havia festa na nossa terra e na festa da namorada e uma pessoa tinha festas noutros lados… Por exemplo, íamos para a Beira dois dias e quando vinha de lá tínhamos que fazer uma directa para cumprir… São situações mas, quer dizer, felizmente, é o que nos dá muito orgulho é de ter participado nestas coisinhas todas em benefício de uma causa.

Depois, em 78, terminei a tropa. E, em 79, arranquei então eu como responsável já pela escola de música. E então aí, em 79, 80, em 80, ensino o meu primeiro grupinho de músicos. Todos excepcionais!

Depois, em 81, começou assim sempre a sair todos os anos. De vinte ou trinta que aprendiam, saiam sete ou oito, cinco ou seis. E sou capaz de, não quero exagerar, mas sou capaz de ter muito perto dos duzentos miúdos que passaram pelas minhas mãos. Nem todos aprenderam, não é? Alguns começaram com o solfejo, depois aquilo era muito maçador saíram e tal. E orgulho-me de ter um leque bom de artistas – o caso do Miguel, o caso do irmão (destes já mais novos), o caso dessa primeira geração que eu disse. Uns são professores de música, outros são militares e… Pronto, à custa deles também!"