• Nome: Joaquim Barbas

  • Ano de Nascimento: 1952

  • Residência: Portalegre (freguesia de São Lourenço)

  • Função na Sociedade Musical Euterpe: Antigo director

  • Entrevista: 2010/2/9_ Portalegre_Sede da Sociedade Musical

"Em cento e cinquenta anos, ininterruptamente, a banda está. Porque há bandas mais antigas, mas esta tem cento e cinquenta anos sem qualquer interregno. Ininterruptamente! Umas vezes com mais altos, com mais baixos, depende das direcções, depende de muitas circunstâncias.

Olhe o que eu gosto de recordar nesta banda (e isso está naqueles papéis, naqueles documentos que eu trouxe) vocês devem saber que, de facto, que isto foi constituído em 1860 mas, mais tarde, transformou-se num Montepio. Não sei se já sabem dessa história? Portanto, isto teve uma vertente social numa altura (que acabou aí em 1940 ou 45, deixou de existir). Não havia segurança social e a preocupação dos elementos da direcção desta Sociedade tiveram uma preocupação social naquele momento. Para apoiar as famílias dos presos, muitos viviam mal, com dificuldades. Portanto, isto vem de encontro do que eu disse há pouco do entrosamento que há entre a Sociedade e a própria população de Portalegre. Porque todos estes cento e cinquenta anos sempre esteve muito ligada à população, incluindo a vertente social. E isto é muito importante.

É o que eu me lembro agora de dizer. Que nesta Sociedade que é muito importante e que penso que vai continuar mais cento e cinquenta anos. A gente já não vê, mas com certeza que vai. E que da maneira que está e com o passado que tem, com certeza que vai ter sempre um futuro bom, penso eu. Um bom futuro. É o que auguro nesta Sociedade.

O que penso é que a banda Euterpe, neste momento, é de certeza a instituição mais antiga do concelho de Portalegre e penso que é uma instituição onde os portalegrenses se revêem. Eu posso-lhe dizer, portanto, temos o futebol que é uma coisa que toda a gente sabe o que é o futebol, temos outras actividades, mas, de facto, se calhar nenhum clube de futebol nem nenhuma outra entidade aqui no nosso concelho tem tantos sócios como a banda. A banda é capaz de, neste momento, tem cerca de mil sócios num concelho como este… E sócios pagantes, não são pessoas que são sócios e não pagam. Pagam, normalmente, a maioria paga e com gosto. A banda também tem um bom centro, é pá, enfim, tem um barzinho onde se joga às cartas, onde os mais idosos, e não só, também outros podem passar os seus tempos livres. Se for lá abaixo agora ver a sala de convívio está cheia. Portanto, há aqui uma ligação muito profunda entre a Sociedade Musical Euterpe e os próprios portalegrenses. Muito profunda e é muito acarinhada pela população. Eu penso que, além de ser a mais antiga, penso que deve ser das mais acarinhadas do nosso concelho é esta sociedade."